Quase 95% das crianças enfrenta estresse durante a pandemia e tarefas escolares contribuem


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 01/10/2020

94,3% das crianças de 6 a 11 anos apresentaram algum nível de estresse durante a pandemia.  Entre elas, quase 60% estavam com nível alto e 23,5% não estavam sabendo lidar com ele.  Entre os adolescentes, 74% também apresentaram algum nível de estresse, com 11% deles reconhecendo que não estão conseguindo administrar bem a situação. Os dados parciais fazem parte de uma pesquisa do Projeto Fique Bem, elaborado em parceria entre o PsiCOVIDa, uma força-tarefa formada por pesquisadores e professores universitários do Brasil e exterior com a equipe de assessores de Educação Física e Arte do Sistema Positivo de Ensino. Segundo o levantamento, que já conta com 3 mil participantes de cerca de 200 escolas, o principal motivo que tem levado crianças e adolescentes a esta situação extrema de irritabilidade e nervosismo é a alta carga de tarefas escolares, como conta Juliana Landolfi Maia, assessora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino.

O projeto é aberto para todas as escolas que tiverem interesse em participar e tem como objetivo verificar a influência de práticas educativas para a motivação e adoção de comportamentos saudáveis. O questionário aborda aspectos que indicam o nível de atividade física, comportamento alimentar, a qualidade do sono e a capacidade de enfrentamento do estresse de cada um. A assessora pedagógica explica que os resultados podem servir de base para que as escolas promovam ações junto à comunidade escolar para melhorar o bem estar de alunos e professores.

Todos os participantes recebem uma avaliação individual após responderem a pesquisa. O projeto fica em vigor até o final de novembro e qualquer escola pode participar.  O site para responder o questionário é o specomvoce.com.br/fiquebem.

 

Amanda Yargas