Pandemia impacta consciência ambiental. Assunto deve estar inserido no ambiente familiar


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 04/06/2021

A pandemia de Covid-19 fez com que a consciência ambiental fosse deixada de lado por boa parte da população para dar lugar à preocupação sanitária. Uma pesquisa do Instituto Ipsos, realizada com 16 mil entrevistados de 16 países, em 2020, aponta que, embora 85% defendam que o governo deve priorizar a preservação do meio ambiente na retomada pós-pandemia, 41% dos ouvidos no Brasil admitem que o tema da proteção ambiental não está na sua própria lista de prioridades. 

Entre as várias razões para esse resultado, uma delas é o fato de que milhares de estudantes permaneceram afastados fisicamente da escola, um ambiente em que, tradicionalmente, professores costumam trabalhar o tema com os alunos com atividades práticas. 

Por essa razão, segundo a assessora de Conhecimento de Ciências e Biologia do Sistema Positivo de Ensino, Samantha Suyanni dos Santos Fechio, a pandemia pode ser uma oportunidade para os pais se tornarem agentes de transformação, ensinando aos filhos com atitudes práticas  que as pequenas ações conscientes fazem grande diferença.

SONORA 

Algumas atitudes dentro de casa podem ser a melhor forma de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho e em todos os dias do ano. Samantha traz algumas dicas para as famílias: 

Repórter Juliana Sartori.