Hibisco: aprenda mais sobre essa planta medicinal!
-
Criado por: Rádio Bom Jesus
-
Postado em: 14/12/2022
O gênero Hibiscus L. é composto por mais de 100 espécies de plantas. O hibisco, folha muito conhecida por seus poderes alimentícios e medicinais, possui flores de um vermelho intenso, frutos e caule comestíveis e uma variedade de usos terapêuticos.
Estima-se que o hibisco tenha surgido inicialmente na África Oriental ou na Ásia, sendo depois levada para a Europa. No novo continente, não conquistou o coração europeu logo de cara, mas depois teve suas propriedades descobertas e bastante exploradas. No Brasil, veio com os escravizados e se popularizou. É em regiões tropicais, inclusive, que ele se dá melhor.
Neste artigo, você vai conhecer todos os benefícios para o corpo, a mente e o espírito da também chamada azedinha, flor-da-jamaica, papoula, groselha, vinagreira ou, simplesmente, hibisco. Confira!
Índice de conteúdo
A planta para a espiritualidade
Receita de banho de hibisco para ter proteção e atrair um amor
Receita de banho de hibisco seco com canela para abrir o caminho para o amor
Receita de banho de hibisco na Umbanda para fortalecer quem está doente
A planta para a espiritualidade
Quando o assunto é espiritualidade, essa planta medicinal também não fica para trás. De acordo com as lendas, o hibisco pode ser utilizado para atrair uma grande paixão, além de proporcionar efeitos afrodisíacos e luxúria e espantar as energias negativas. Não à toa, as grinaldas dos casamentos costumam conter vários hibiscos.
Uma das simpatias envolvendo a planta é andar com pétalas de hibisco no bolso a fim de atrair a alma gêmea. Ou, ainda, beber chá de hibisco para se aproximar de um novo amor.
Mais uma função do hibisco é potencializar a clarividência, auxiliando quem tem dons de adivinhação. Para isso, basta misturar com incenso ou colocar em tigelas de madeira com água.
Se você é uma das pessoas que querem se beneficiar dos poderes místicos do hibisco, abaixo estão alguns banhos que você pode fazer usando essa planta:
Receita de banho de hibisco para ter proteção e atrair um amor
Ingredientes
3 flores de hibisco secas ou verdes
2 litros de água
Modo de preparo
Ferva as flores nos 2 litros de água por 5 minutos e coe;
Derrame a mistura dos ombros para baixo em um ambiente silencioso;
Enquanto toma banho, procure ter pensamentos positivos;
Deixe que o corpo seque naturalmente;
Vista roupas de tons claros.
Benefícios do hibisco
E não é só ao espírito que o hibisco serve. Por ser rico em vitaminas, cálcio, cobre, ferro, magnésio, potássio, polifenóis e vários outros nutrientes, ele também pode ser incluído na dieta para promover uma vida mais saudável. Veja alguns dos principais benefícios do consumo da planta:
Ajuda a controlar o colesterol: por conter antioxidantes chamados de flavonoides, ela protege o sistema cardiovascular de complicações e ainda equilibra os níveis de colesterol ruim (LDL) e colesterol bom (HDL) no organismo;
Evita a retenção de líquidos: o hibisco incentiva a eliminação de toxinas pela urina, fazendo o rim funcionar melhor e diminuindo a retenção de líquidos que causa inchaços;
Influencia na perda saudável de peso: justamente por seus antioxidantes, a planta evita o acúmulo de gorduras no corpo e ainda acelera o metabolismo responsável pela queima de calorias;
Ajuda a diminuir a pressão arterial: por seu efeito diurético, vários líquidos acumulados são eliminados, o que reduz o volume do sangue e auxilia na queda da pressão arterial;
Reduz o estresse e a ansiedade: no quesito saúde mental, o hibisco também
ajuda a acalmar a mente e amenizar os sintomas de transtornos psicológicos;
Retarda o envelhecimento e fortalece a imunidade: os seus antioxidantes combatem diretamente os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, o câncer e problemas que possam enfraquecer o sistema de defesa do organismo.
Consumo
Mas se o hibisco é tão bom assim, como inseri-lo no nosso dia a dia? É preciso fazer chás? Incluir na dieta? Tomar em forma de medicamento? Aqui vão algumas maneiras de aproveitar as vantagens dessa planta medicinal:
Medicamento: se indicado por um médico ou nutricionista, o hibisco pode ser consumido em cápsula, seco ou no formato solúvel. Nestes casos, é obrigatória a prescrição de um especialista;
Chá: o chá de hibisco é uma das melhores maneiras de extrair todos os benefícios que a folha tem a oferecer, além de poder ser misturado com outros ingredientes e ficar delicioso!
Alimentação: o hibisco é uma planta muito versátil e pode ser incluído na dieta em diferentes receitas, seja em sucos, vitaminas, geleias, mousses ou várias outras;
Ornamental: não é só no casamento que os hibiscos chamam a atenção, em outras ocasiões eles também podem ser usados como decoração para atrair boas energias ou simplesmente deixar o local mais bonito.
Receitas com Hibisco
Se o interesse bateu logo que você viu que o hibisco pode aparecer em várias comidas deliciosas, continue a leitura. A seguir, separamos receitas gostosas, diversificadas e muito fáceis de fazer que envolvem a planta medicinal:
Tortinha vegana de morango, banana e hibisco
Ingredientes para a tortinha
1 xícara de farinha de aveia
1/2 xícara de coco ralado seco
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 colher de chá de canela
4 colheres de chá de açúcar de coco
250 g de morangos picados
4 bananas