Polícia Civil de Siqueira Campos apreende substâncias que possivelmente teriam anfetaminas em sua composição


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 20/08/2019

A Polícia Civil de Siqueira Campos deflagrou uma operação e cumpriu mandados de busca em quatro (4) residências na cidade, nesta terça-feira (20). Como resultado da operação foram aprendidos, uma balança de precisão, várias caixas com medicamentos, onde levantou a suspeita de que os envolvidos estivessem embalando produtos fitoterápicos em sua própria casa.
 Esta operação obteve sucesso devido a uma denúncia, onde uma pessoa acabou passando mal quando usou a medicação e quando fez o teste deu-se substâncias proibidas (anfetaminas) em sua composição. Mediante ao resultado, foram encaminhadas as amostras para perícia. Ninguém foi preso.


Afinal, o que São as Anfetaminas?

Não existe apenas um tipo de anfetamina. Na verdade, são várias substâncias sintéticas que compõem um grupo de drogas que causam dependência. Elas podem ser de origem farmacológica, encontradas na formulação de remédios para emagrecimento; e também podem ser modificadas, como o ecstasy.

Quando seu uso é controlado (aplicação farmacológica), a anfetamina não apresenta risco significativo. O problema está no consumo exagerado dessa substância, ainda mais quando em suas versões modificadas.

Nesse caso, ela se classifica como droga ilícita, que num primeiro momento pode melhorar a capacidade física e mental, mas, também desencadeia sintomas negativos que comprometem significativamente a saúde e as habilidades cognitivas.

 

Como ela age no organismo

A anfetamina atua sobre o sistema nervoso central, deixando a pessoa em estado de alerta e também melhora a capacidade respiratória e muscular. Por isso, ela é muito consumida em festas e por pessoas que desejam melhorar sua performance em treinos de academia ou nos esportes.

As reações químicas que provoca no cérebro afetam neurotransmissores que promovem uma sensação de bem-estar. Durante um certo período, a pessoa se sente mais habilidosa e autoconfiante, acreditando que pode fazer tudo.

O problema está nos demais estímulos que provoca e que causam desequilíbrios para a mente e o organismo. Além disso, quando seu efeito passa, em cerca de 8 ou 12 horas, ocorrem sensações de angústia e depressão, estimulando a necessidade de usar mais.