Paraná registra maior número de mortes em acidentes nas estradas federais dos últimos 5 anos


  • Criado por: Rádio Bom Jesus
  • Postado em: 17/01/2025

O Paraná registrou uma morte a cada 14 horas e um ferido por hora em 2024 nas rodovias federais. No total, mais de 8 mil e 300 pessoas ficaram feridas e 605 perderam a vida. O índice de óbitos é o maior dos últimos 5 anos.  Imprudência, com ultrapassagens em locais proibidos, e atropelamentos foram as principais causas de acidentes. 30% dos casos com vítimas fatais foram causadas por batidas de frente entre os veículos. O balanço é da Polícia Rodoviária Federal. 

Curitiba tem o segundo transporte público mais eficiente do país para deslocamento ao trabalho. A indicação é do Instituto de Cidades Responsivas, que avalia o sistema de mobilidade dos municípios, com base na eficiência com que os domicílios se conectam às oportunidades de emprego em 45 minutos no transporte público. A capital paranaense atingiu o índice de 0,26,  atrás apenas de Belo Horizonte, com 0,36. Até o momento foram divulgados os resultados de 8 capitais.

O Comida Boa doou 7 mil e quinhentas toneladas de alimentos em 2024. O programa de segurança alimentar e nutricional do Governo do Paraná superou o recorde anterior, de 2023, em 40%. O programa funciona em parceria com produtores e permissionários da Ceasa-PR, que doam alimentos não comercializados, mas em boas condições de consumo. A iniciativa beneficia mais de 120 mil pessoas por mês atendidas por 340 entidades sociais, entre creches, orfanatos, casas de recuperação, abrigos e hospitais.