Vencedoras do 15º Troféu Mulher Imprensa foram divulgadas nesta quinta


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 26/11/2021

 O Portal Imprensa divulgou as vencedoras da 15ª edição do Troféu Mulher Imprensa nesta quinta-feira (25), em destaque ao dia internacional para a eliminação da violência contra a mulher. O tradicional prêmio valoriza e reconhece o trabalho de mulheres dentro e fora das redações brasileiras em 15 categorias. Neste ano, o objetivo é fomentar o tema da diversidade na comunicação como um todo.

 

Ao todo, foram 75 finalistas e projetos divididos em 15 categorias. A votação popular da 15ª edição do Troféu Mulher Imprensa ocorreu entre 13 de outubro e 13 de novembro. Segundo o portal, mais de 43,6 mil votos válidos definiram o resultado desta edição.

As mulheres vencedoras nas 13 categorias específicas foram conhecidas nesta quinta. Entre elas estão a jornalista Maria Julia Coutinho (Âncora de TV); Carla Bigato (Âncora de Rádio); Marilu Cabañas (Repórter de Rádio); Juliana Dal Piva (Repórter Jornal); Bianka Carvalho (Repórter de TV). 

O prêmio será celebrado com um programa híbrido a ser transmitido no dia 10 de dezembro, dia dos direitos humanos.

Projetos Especiais – As vencedoras da categoria projetos especiais foram divulgadas antecipadamente. A reportagem Caso K da Agência Pública conquistou o primeiro lugar na votação popular, com 35,7% dos votos válidos dentro da categoria “melhor projeto: canal, programa, reportagem especial ou série sobre a temática feminina”.

Caso K é uma série de reportagens realizada pela Agência Pública em 2021, que conta a história inédita sobre as acusações de abusos sexuais contra Samuel Klein, fundador da Casas Bahia. A série é assinada pelos jornalistas Ciro Barros, Clarissa Levy, Mariama Correia, Rute Pina, Thiago Domenici, Andrea DiP.

Já na categoria projetos especiais com a temática diversidade o Programa Estação Livre da TV Cultura ficou com o primeiro lugar com 40,9% dos votos válidos. Apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, o programa estreou em abril de 2021 com a missão de valorizar a cultura negra, a rica diversidade do Brasil e trazer a sociedade para repensar e ajudar a reconstruir um país mais justo para todos.

Sobre o prêmio – Única premiação jornalística do Brasil dedicada exclusivamente ao público feminino, o Troféu Mulher IMPRENSA foi lançado em 2005, por iniciativa das redações da Revista e Portal IMPRENSA. Criado antes da Lei Maria da Penha, já premiou mais de 170 mulheres na comunicação, e tem contribuído para os debates sobre os direitos da mulher e os desafios no exercício da profissão.

Mais informações sobre o prêmio e acesso à lista completa das vencedoras, AQUI.