VALE MUITO: Crianças mandam cartas de motivação para desconhecidos e familiares


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 28/06/2021

Imagine passar na sua caixa de correio e, juntamente com os boletos, as propagandas e outras correspondências do mesmo estilo, receber uma carta caprichada, com palavras de esperança e conforto, um apoio nesse momento de pandemia, mas sem conhecer a pessoa que lhe enviou. Uma carta enviada por uma criança e que pede para que você continue essa corrente do bem. Esta iniciativa foi criada no Colégio Marista Maringá por uma turma do terceiro ano que estava aprendendo sobre como escrever cartas na escola. Uma das alunas que participou da ação foi a aluna Paola Camillo Pereira, de 9 anos, que conta um pouco dessa experiência.

Segundo a professora Francieli Maria Javorsky, responsável pela turma, a ação é educativa em vários aspectos.

As cartas foram enviadas primeiro para endereços na região Sul do Brasil e já estão na última fase nacional, sendo enviadas para região Norte. As próximas cartas vão ser enviadas para fora do Brasil, a princípio, para endereços em Portugal e também para Holanda, nesse caso, escritas em inglês. 

Em outro Colégio da Rede Marista, de Ribeirão Preto, a ideia de enviar cartas com mensagens de motivação também apareceu. Nesse caso, a turma resolveu escrever para as pessoas especiais que estiveram distantes durante a pandemia, como conta a professora Gisele Furtado.

Para o aluno Pedro Mendes, de 8 anos, escrever foi uma forma de aplacar a saudade. 

 

Amanda Yargas