Setembro amarelo e prevenção ao suicídio pautam entrevista
-
Criado por: Rádio Bom Jesus
-
Postado em: 19/09/2019
Desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida, o CVV, e do Conselho Federal de Medicina, o mês de setembro no Brasil é destacado como o Setembro Amarelo, período voltado a conscientizar a população a respeito do suicídio, fenômeno que é classificado como um grande problema mundial de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde.
Os números são bastante impressionantes: levantamento do Ministério da Saúde do ano passado sobre essa questão indica que 55.649 pessoas morreram por suicídio no país entre 2011 e 2015, sendo essa a terceira causa de morte entre pessoas de até 29 anos. Ainda segundo essa pesquisa, entre 2011 e 2016, 48.200 pessoas foram atendidas na rede pública de saúde por tentativa de suicídio e outras 176 mil socorridas com lesões autoprovocadas – e isso são só os casos registrados no sistema público de saúde.
Para falar dessa questão, a médica Margarete Solá Soares, que atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública, uma unidade do Ministério Público do Paraná.