Registro de maus-tratos a animais domésticos no Paraná aumenta 111%


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 06/07/2021

Dados do Disque Denúncia 181 apontam aumento de 111,6% nos registros de maus-tratos a animais domésticos no Paraná nos primeiros cinco meses de 2021 em relação ao mesmo período de 2020 – a diferença é de 2.298 registrospara 4.864. Diversas situações configuram crimes, dentre elas a falta de higiene (que possa prejudicar a saúde do animal), prender o animal em uma corrente ou corda, sem um tamanho mínimo adequado, restringindo a sua movimentação, além de bater, castigar, abandonar ou deixar sem alimentação. Em setembro de 2020, foi sancionada a Lei Federal que aumenta a punição para quem maltrata animais. Antes, a pena era de três meses a um ano e multa, e com a nova lei passou a ser reclusão de dois a cinco anos, multa, além da proibição da guarda do animal.

 

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou hoje a distribuição de mais 366.530 vacinas contra a Covid-19 para as 22 Regionais de Saúde. São 233.150 da Janssen e 133.380 da Pfizer – parte do lote de vacinas que o Paraná recebeu entre sexta-feira e sábado. A grande maioria é destinada à população em geral acima de 18 anos, inclusive da Janssen, de aplicação única. As 181.530 doses restantes, da AstraZeneca, são para aplicação de segunda dose e ficarão reservadas no Centro de Medicamentos do Paraná. Dessa maneira, o Estado dá continuidade à vacinação por faixa etária, que deve alcançar 40 anos até o dia 18 de julho, segundo o calendário. Algumas cidades, no entanto, já até venceram essa etapa.

 

Cinco pessoas foram presas e oito carros de luxo foram apreendidos nesta segunda-feira, em Curitiba, durante uma operação que investiga desvio de cerca de R$ 1,5 bilhão em negociações de criptomoedas. Além disso, também foram apreendidas bolsas, jóias e dinheiro dos suspeitos. As apreensões aconteceram em mansões e chácaras na região de Curitiba. De acordo com as investigações, os presos fazem parte de um grupo responsável pelo controle de três corretoras de criptomoedas. As investigações levantaram a suspeita de que o líder do grupo desviava os valores dos clientes para benefício próprio. Para atrair investidores, os suspeitos ostentavam bens de luxo e faziam grandes eventos.