Programa Jovem Aprendiz Dos Correios: Inscrições Seguem Até Dia 30


  • Criado por: Rádio Bom Jesus
  • Postado em: 24/04/2023

 

 

As inscrições para o programa Jovem Aprendiz dos Correios 2023 foram prorrogadas até o dia 30 de abril. Estudantes na faixa etária entre 14 e 21 anos de idade completos e cursem, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental podem participar.

As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente no site dos Correios. De acordo com o edital de abertura do certame, é possível fazer apenas uma inscrição, sendo vedada a utilização de documentos de terceiros. 

Porém, caso seja necessário alterar algum dado cadastral de inscrição, poderá ocorrer até o término do novo período de inscrições.

Vagas e benefícios

O programa dos Correios oferece um total de 4.382 vagas em todo o país, mais a formação de cadastro reserva disponíveis em todo o país. Do total das vagas, 10% destinam-se aos candidatos com deficiência e 20% aos que se declararem pretos e pardos.

O processo de seleção avaliará a renda familiar, idade, tipo de instituição de ensino onde o candidato estuda e participação de projetos sociais. Além de um salário, o jovem aprendiz ainda contará com vale transporte e vale refeição. 

A jornada de trabalho será de 20 horas semanais em um período de 4 horas de trabalho por dia.

O que é o Programa Jovem Aprendiz?

O Programa tem o intuito de ingressar no mercado de trabalho jovens que buscam seu primeiro emprego. O programa também oferece oportunidade respeitando o fato destas pessoas não terem experiência e que ainda estão em desenvolvimento. 

O programa oferece vantagens para o jovem e para a empresa também. De um lado, estão os jovens estudantes que têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego. Do outro lado, os empresários colaboram ativamente com a formação de futuros profissionais, difundindo os valores e cultura de sua empresa para esses jovens.

Quais são os direitos do Jovem Aprendiz?

Pela Lei da Aprendizagem, todo o aprendiz possui alguns direitos garantidos, confira abaixo quais são eles:

Curso preparatório na área de atuação na empresa;

Jornada de trabalho de 6 horas diárias, com proibição de hora extra;

Salário baseado no salário mínimo;

Trabalho registrado com anotação na Carteira de Trabalho;

Férias remuneradas, que devem coincidir com as férias escolares;

Direito a 13º salário;

2% de FGTS;

Vale transporte.