Professores do grupo de risco para covid-19 podem ser afastados


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 02/02/2021

Uma resolução da Secretaria Estadual de Educação do Paraná prevê que professores que fazem parte do grupo de risco da covid-19 sejam afastados das atividades ao longo do ano letivo de 2021. As aulas estão previstas para começarem no dia 18 de fevereiro em um modelo híbrido, com parte das atividades pela internet e outra parte presencial. Os profissionais afastados nestas condições continuam recebendo salários. A resolução vale enquanto durar a pandemia, segundo a secretaria. A solicitação deve ser feita pelo próprio professor. De acordo com a resolução, os servidores que forem afastados devem cumprir isolamento. Quem não cumprir, pode sofrer processo administrativo disciplinar. São considerados do grupo de risco: pessoas com 65 anos ou mais, gestantes, lactantes, pessoas com cardiopatias, pneumopatias, imunodeprimidos, doentes renais ou com doença hepática, diabéticos e obesos.

 

A Copel informou que alguns de seus servidores sofreram um ataque de hackers na madrugada desta segunda-feira. O setor de Tecnologia da Informação da companhia detectou a invasão e logo suspendeu o funcionamento dos sistemas para proteger a integridade e impedir a continuidade do ataque. Não foram detectados danos até o momento, segundo a Copel. A avaliação completa ainda está sendo realizada. A Polícia Civil acompanha o caso. De acordo com a empresa, os serviços de energia elétrica seguem funcionando normalmente.

 

O Hospital Norte Paranaense, de Arapongas, atingiu 100% da capacidade de atendimento nos seus leitos de UTI exclusivos para tratamento da covid-19. Na enfermaria, que também possui 40 leitos, 24 estão ocupados. O Hospital, que atende municípios próximos, já solicitou para a Secretaria Estadual de Saúde a abertura de mais dez leitos de UTI para que seja possível atender mais pacientes. O hospital pede à população para que mantenha os cuidados básicos, como a higienização das mãos, uso da máscara e, principalmente, o distanciamento social, para evitar a proliferação do vírus.