Ponte da Amizade deve ser reaberta no dia 15 de outubro
-
Criado por: Rádio Bom Jesus
-
Postado em: 08/10/2020
O Palácio do Planalto confirmou que a Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Cidade do Leste, no Paraguai, fechada há quase sete meses em decorrência da pandemia da Covid-19, será reaberta no próximo dia 15. A reabertura será feita durante ato simbólico, nas proximidades das aduanas entre os dois países, com as presenças dos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez. Por questões de segurança, a solenidade deverá ser restrita. Na mesma data, também devem ser reabertas as fronteiras de Ponta Porã (MS) com Pedro Juan Caballero (Paraguai) e de Mundo Novo (MS) com a cidade paraguaia de Salto del Guairá. Os detalhes do encontro dos dois mandatários estão sendo discutidos. A agenda pode sofrer alterações.
No próximo dia 28 está marcada uma reunião com representantes do Departamento Penitenciário do PR, o Depen, e esposas de detentos que cumprem pena nas unidades prisionais do Paraná. Elas pedem a retomada das visitas presenciais nas unidades. Desde o início da pandemia, em março, as visitas presenciais em todo o estado estão suspensas por segurança à saúde de presos e familiares. No entanto, segundo o Depen, para ajudar a reduzir a distância entre eles, em mais de 40 unidades prisionais é possível fazer visitas virtuais. O Depen informou, por meio de nota, que uma reunião foi realizada na tarde desta terça-feira, com a participação de advogados e familiares de detentos, Defensoria Pública e direção do próprio Depen. O objetivo foi discutir a questão das visitas e entregas de sacolas em estabelecimentos prisionais do Estado.
O Ministério da Educação (MEC) apresentou, nesta quarta-feira, o Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica. O documento foi produzido pelas secretarias de Alfabetização, de Educação Básica e de Modalidades Especializadas de Educação e oferece informações para que as redes estaduais e municipais possam se preparar para um retorno seguro. O MEC ainda criou bandeiras coloridas para medir a escala da gravidade da transmissão de Covid-19 em escolas.