Ponta Grossa e Londrina flexibilizam regras contra a Covid-19


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 21/10/2020

Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, começou a flexibilizar as medidas de isolamento social. Ontem à noite a prefeitura publicou um decreto que permite o retorno ao horário normal de funcionamento do comércio e volta completa da frota de ônibus, desde que as medidas de higiene como uso de máscaras e distanciamento social sejam respeitadas. O decreto determina limite de ocupação de 40% da capacidade em academias, clubes, áreas de recreação em condomínios, igrejas, bares, restaurantes e lanchonetes e até festas particulares. O decreto também libera o retorno da realização de cirurgias eletivas, consultas e exames feitos pela Fundação Municipal de Saúde, seguindo os protocolos de cada procedimento.

A Prefeitura de Londrina também flexibilizou as regras de proteção contra a Covid-19 em decreto na noite de ontem. O documento autoriza o uso de piscinas para atividades físicas, com o limite de uma pessoa para cada quatro metros quadrados de piscina, além de treinos físicos e técnicos, como escolinhas de futebol, mas mantém proibidas partidas esportivas recreativas. O documento também flexibiliza o horário de funcionamento de bares e lanchonetes. Os espaços ainda devem fechar às 10 da noite e os clientes podem permanecer nos locais por até uma hora. Nas igrejas, a capacidade máxima de utilização do espaço passou de 30% para 50%.

Até o dia 1º de novembro estão proibidos a posse e o abate das principais espécies de peixes nativos das bacias hidrográficas do Paraná, quando tem início o defeso da piracema. Em caso de captura acidental das espécies protegidas, o peixe deve ser devolvido imediatamente ao rio. A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado, protege as espécies paty ou barbado chata, mandi-amarelo, pintado, mandi-prata, a piracanjuva e o Jaú. Segundo a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, a medida é necessária devido às condições climáticas atípicas atuais. A falta de chuvas provocou a redução dos níveis dos rios em especial o Piquiri e o Ivaí, onde existe a maior reprodução de espécies nativas do Paraná.