Policia Civil e Guarda Municipal autuam falso médico em Cambará


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 03/07/2019

Trabalhava como oftalmologista

Ação conjunta autuou homem por exercício ilegal da medicina em Cambará na manhã desta quinta-feira, dia sete. Exercia medicina irregularmente (pena de detenção de seis meses a dois anos) e acabou sendo conduzido até a Delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento e assinar o Termo Circunstanciado.
Polícia Civil e Guarda Municipal, após denúncias da CBO (Confederação Brasileira de Oftalmologia), com pedidos de providências junto ao Ministério Público e de Médicos locais (já que o elemento invadiu área de atuação deles sem capacidade para tanto) fizeram a denúncia.
Prescrevendo receitas de lentes corretivas que causaram desconfortos oculares, como náuseas e dores de cabeça,indicaram a fraude.
No decorrer das investigações constatou-se também a participação de uma conceituada ótica local na publicidade para o atendimento e no fornecimento de um recinto para atendimento dos pacientes.

De posse das evidências apuradas, foi desencadeada a “Operação Ortóptica” (refere-se à avaliação e exercícios oculares; visão correta), sendo coordenada pelo Delegado João Eduardo Batistella, e na frente dos trabalhos os Investigadores Boaventura, Fernando e Nilson.
A equipe entrou no recinto aos fundos da renomada ótica onde aconteciam os atendimentos e constatou diversas pessoas na fila.Na ocasião, foram apreendidas receitas e autuado o homem de 50 anos, iniciais J.A.F., Optometrista, proveniente do estado de São Paulo.
O farsante cobrava 130 reais por consulta. Frise-se que o fato em si, apesar de causar grande repulsa na classe médica, é tratado pelo sistema jurídico como de menor potencial ofensivo, não cabendo prisão em flagrante, apenas o T.C., com o acusado liberado para responder em liberdade.
Sua palavra será dada também em juízo no fórum cambaraense.
Sendo ainda que o sistema jurídico brasileiro não possui jurisprudência nas decisões quando decide o conflito de atuações do Oftalmologista e do Optometrista (atua como um fisioterapeuta dos olhos mas não pode prescrever receitas nem remédios).

Fotos: Aparelhos utilizados pelo indivíduo em sua sala

Por: npdiario.com