Paraná registra chuva congelada e neve não está descartada


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 28/06/2021

O Paraná já registrou chuva congelada nesta segunda-feira em Pato Branco, Enéas Marques e Renascença, no Sudoeste do Estado, de acordo com o relato de moradores da região. Institutos de Meteorologia preveem que o frio intenso, entre a noite de hoje e a madrugada de amanhã, pode trazer neve para cidades do Sul do Estado, como General Carneiro. A forte massa de ar polar que se desloca pela Região Sul do Brasil ao longo da terça-feira e provoca um declínio muito acentuado das temperaturas em todas as regiões do Paraná. Previsão de temperaturas negativas nas Regiões Oeste, Sudoeste Sul, Centro e sul dos Campos Gerais com ocorrência de geadas moderadas a fortes. O ar frio também será rigoroso no setor Norte do Paraná, divisa com São Paulo com formação de geadas.Em Curitiba, também haverá entre segunda e terça-feira umidade com massa de ar frio, não se descartando a possibilidade de chuva congelada, embora remota.

 

Mais de 200 pessoas aglomeradas, a maioria sem máscara, em ambiente sem álcool em gel e descumprindo outras medidas necessárias para evitar a propagação da covid-19. Esse foi apenas um dos vários cenários de desrespeito às normas obrigatórias ao enfrentamento da pandemia encontrados em Curitiba neste final de semana. O fato aconteceu em um bar no Alto Boqueirão e em outros 15 locais vistoriados pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana.  A força-tarefa visitou 47 estabelecimentos, onde foram encontradas irregularidades em 16 locais que tiveram as atividades paralisadas e 17 autos de infração foram lavrados.  A soma das multas deste fim de semana foi de mais de R$ 275 mil.

 

O Paraná vacinou com a primeira dose 47,7% da população com mais de 18 anos contra a Covid-19, conforme levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. Os dados levam em consideração o número de vacinados desta segunda-feira e a estimativa populacional do Plano Nacional de Imunização. O levantamento aponta que concluíram o esquema vacinal com a segunda dose 15,2% do público-alvo. De acordo com o governo estadual, o Paraná prevê vacinar 80% da população em geral acima de 18 anos até o fim de agosto. Atualmente, estão sendo vacinadas no estado pessoas com mais de 40 anos, além dos grupos prioritários. Apesar disso, o esquema de imunização varia de acordo com a cidade.