Paraná recebe novo lote de vacinas e garante distribuição igual no Estado


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 18/06/2021

Um novo lote com 234.510 vacinas contra a Covid-19 chegou ao Paraná nesta sexta-feira. São 143.910 doses da vacina produzida pela Pfizer, e 90.600 doses da Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan. De acordo com Secretaria de Estado da Saúde, as vacinas serão destinadas aos grupos prioritários e população em geral acima de 40 anos. A remessa faz parte da 25ª distribuição do governo federal. As vacinas estão no Centro de Medicamentos do Paraná, onde são armazenadas, cadastradas e separadas, de maneira proporcional, conforme o Plano Nacional de Imunizações, para todos os 399 municípios das 22 Regionais de Saúde.

 

Pesquisadores de uma empresa e da Universidade Estadual de Maringá, no norte do Paraná, criaram um programa capaz de fazer a leitura da língua de pacientes para verificar a presença do novo coronavírus. O exame é feito por meio de um aparelho portátil. O equipamento consegue fazer uma análise molecular da saliva humana e indicar a presença do novo coronavírus em três segundos. Segundo os desenvolvedores, a tecnologia aguarda aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso em larga escala. O software foi testado com 970 pessoas. Segundo os estudos, o programa tem 84% de eficácia entre os casos positivos e de 91% entre casos negativos. Apesar de ser mais rápido e menos invasivo, o teste ainda é menos eficaz que o exame do tipo RT-PCR.

 

O Paraná conseguiu uma redução expressiva nos últimos dias no número de pacientes aguardando por internação num leito exclusivo Covid. Conforme informações da Secretaria da Saúde do Paraná, até ontem 771 paranaenses aguardavam por um leito. Em uma semana, o tamanho da fila foi reduzido em 36%. Em 10 de junho eram 1.208 pacientes aguardando por internação.  Trata-se, ainda, da menor fila de espera no estado desde 17 de maio, quando 689 pessoas esperavam por internação. São seis dias seguidos com a fila diminuindo de tamanho. Por outro lado, a ocupação dos leitos em unidades de saúde segue em patamar elevadíssimo. A taxa de ocupação de leitos UTI Covid pelo SUS é de 94,11% no Estado.