Paraná confirma 1.550 casos de dengue em uma semana e o Governo intensifica mutirões nas cidades


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 22/01/2020

Subiu para 7 mil e 618 o número de casos confirmados de dengue no Paraná. O aumento em relação a semana passada, quando foram confirmados 6 mil e 068 casos da doença, é de 25,5%. As informações são do boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nessa terça-feira.
No comparativo com janeiro do ano passado, há cerca de 50 vezes mais casos de dengue confirmados. O Paraná registra 24 municípios em epidemia e de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, cerca de 80% dos focos do mosquito estão nos domicílios. Por isso, o Governo do Paraná vai ampliar os mutirões contra a dengue em todos os municípios do Estado.

 Motoristas que passam pelas praças de pedágio de Jacarezinho, Jataizinho e Sertaneja, no Norte Pioneiro, já estão pagando mais barato pela tarifa, desde à zero hora desta quarta-feira. A Econorte, de propriedade da Triunfo, foi obrigada a reduzir o valor da tarifa de pedágio em 25,77%. A concessionária atende uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

O pedido de redução foi formulado pelo governo do Paraná, por meio da Procuradoria-Geral do Estado e do Departamento de Estradas de Rodagem .
A ação pede a restituição de pelo menos 4 bilhões de reais aos usuários, referentes ao que foi arrecadado na praça de pedágio em Jacarezinho e que não estava previsto no contrato original.
Em nota, a Econorte informou que “está tomando todas as medidas legais e judiciais cabíveis para assegurar seus direitos em face da decisão”.

 Hoje é o terceiro dia do pagamento do Programa Bolsa Família. No Paraná 344 mil e 020 famílias serão beneficiadas, com um abono médio de 175 reais e 03 centavos. No total, o programa vai injetar na economia paranaense 56 milhões e 700 mil reais.

O Bolsa Família é voltado à famílias extremamente pobres, com renda per capita mensal de até 85 reais; e pobres, com renda per capita mensal entre 85 reais 01 centavo e 170 reais.
O calendário completo pode ser conferido no site do Ministério da Cidadania (cidadania.gov.br).