Pandemia agrava fome de mais de 800 milhões de pessoas no mundo


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 20/10/2021

Cerca de um décimo da população global, até 811 milhões de pessoas, enfrentam a fome no mundo, segundo a edição deste ano do relatório “Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo”. No Brasil, com os problemas econômicos e sociais agravados pela pandemia, cerca de 19 milhões de pessoas passam fome. O Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, ganhou ainda mais relevância diante deste cenário. Segundo o Defensor Público do Paraná, Bruno Passadore, em muitas partes do mundo, a pandemia provocou recessões brutais e prejudicou o acesso aos alimentos, e no Brasil não foi diferente.

A má nutrição persiste em todas as suas formas, em 2020, estima-se que mais de 149 milhões de crianças menores de 5 anos sofriam de desnutrição crônica e mais de 45 milhões tinham desnutrição aguda. Segundo o defensor público, a alimentação saudável permaneceu inacessível para três bilhões de adultos e crianças, em grande parte devido ao alto custo dos alimentos. Quase um terço das mulheres em idade reprodutiva sofrem de anemia.

No Paraná, os dados mais recentes do IBGE mostram que, em 2018, 22,48% da população vivia com algum nível de insegurança alimentar. Outro levantamento feito em abril de 2020, pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, apontou que 258 mil famílias do estado vivem em situação de extrema pobreza.

Segundo a ONU, transformar os sistemas alimentares e investir em políticas públicas é essencial para alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e colocar dietas saudáveis ao alcance de todos. Para o defensor público, é preciso repensar a tributação no país.

 

 Fonte - AERP