Pacientes de câncer não devem interromper tratamento por causa da Covid-19


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 06/05/2020

O frio chega com tudo esta semana no Paraná e pacientes com câncer devem redobrar os cuidados com a saúde. Oncologistas alertam também que eles não devem interromper o tratamento por conta da pandemia de coronavírus. As informações com a repórter Amanda Yargas.

O Simepar prevê que esta semana as temperaturas vão ficar abaixo dos 10 graus em grande parte do estado com a chegada de uma frente fria que traz também geadas. Com isso, pacientes que fazem tratamento de câncer devem redobrar os cuidados, como explica a médica oncologista Raquel Dalagnol.

 

Em 2018, foram quase 14 mil e 600 mortes no Paraná causadas por neoplasias, o maior número já registrado. E o receio dos oncologistas é que este número aumente ainda mais este ano, com a chegada da pandemia. No Paraná, houve uma diminuição de 50% no número de pacientes fazendo quimioterapia e até mesmo o tratamento quimioterápico via oral, feito em casa com o uso de comprimidos, teve queda de 20%. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, pacientes com câncer não devem interromper o tratamento por causa do isolamento social, como conta a médica.

 

Para que o paciente não fique tão vulnerável a outras doenças típicas do inverno e inclusive à Covid-19, a oncologista Raquel Dalagnol dá algumas dicas para aumentar a imunidade.