OMS aprova uso emergencial da vacina Covaxin


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 05/11/2021

A Organização Mundial de Saúde aprovou nesta quarta-feira a vacina contra a covid-19 Covaxin da farmacêutica indiana Bharat Biotech para utilização emergencial.  Este é o oitavo imunizante aprovado pela OMS desde o início da pandemia, que avaliou que os benefícios da vacina superam em muito os riscos que ela poderia oferecer. 

A Covaxin é recomendada para vacinação de pessoas com 18 anos ou mais e não está indicada para grávidas. Também é aplicada em duas doses com intervalo de 4 semanas entre elas.  Segundo a OMS, a Covaxin é extremamente adequada para países de baixa e média renda por ter requisitos mais simples de armazenamento.

Segundo o consórcio dos veículos de imprensa, o Paraná está entre os estados com maior cobertura vacinal contra a covid-19. Por aqui, 58,56% da população está completamente protegida, um total de cerca de 6 milhões, 796mil pessoas com duas doses ou a dose única. O estado é o quinto lugar do ranking, a maior cobertura é de São Paulo, com 67,74%, seguido por Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.