Ocupação de leitos de UTI Covid-19 no Paraná está abaixo dos 90%


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 06/07/2021

Pela primeira vez em mais de quatro meses, caiu para menos de 90% a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento de Covid-19 no Paraná. Nesta segunda-feira , o índice atingiu 89%: dos 2.007 leitos disponíveis na rede hospitalar do Estado, 1.783 estão ocupados. A taxa estava no patamar de 90% desde 21 de fevereiro, quando o Paraná estava no início da segunda onda da Covid-19.

 

Os deputados estaduais aprovaram um projeto de lei que cria uma lista de pessoas que aguardam por consultas, exames e cirurgias pelo SUS no Paraná. A proposta foi aprovada em primeiro turno nesta segunda-feira, na sessão da Assembleia Legislativa do Paraná. Pelo projeto, a publicação da lista deverá ser feita na internet por estabelecimentos de saúde da rede pública e também por instituições conveniadas que prestam serviços pelo SUS. Caso a proposta se torne lei, a divulgação da lista deverá ser atualizada semanalmente no site da Secretaria de Estado da Saúde. A publicação também deverá conter a data de solicitação do procedimento, a posição que o paciente ocupa na lista e a estimativa de prazo para o atendimento solicitado.

 

A Secretaria de Estado da Saúde informou que segue aplicando apenas as vacinas da Pfizer ou Coronavac em gestantes, para imunização contra a Covid-19. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ampliou a recomendação de suspensão da aplicação de doses da Janssen em gestantes. Em maio, a agência já tinha recomendado a suspensão do uso da AstraZeneca neste grupo. Em junho a Sesa definiu a inclusão de todas as gestantes, com a presença ou não de comorbidades, no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, utilizando vacinas que não contenham vetor viral (que são as vacinas Coronavac e Pfizer). Em 2020, segundo a Sesa, ocorreram 80 óbitos maternos totais, sendo que 17 desses foram por Covid-19. Neste ano, até 17 de junho, foram 93 óbitos maternos totais, destes 63 por Covid-19.