Número de veículos que aderem ao gás natural veicular quase dobra em nove meses no Brasil


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 28/10/2021

Mais de 160 mil veículos foram convertidos para gás natural veicular, conhecido como GNV, nos primeiros nove meses deste ano, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O aumento no preço de combustíveis como o álcool e a gasolina é considerado um dos principais fatores para a grande procura, conforme explica o Diretor de Comunicação da Federação Nacional da Inspeção Veicular (FENIVE), Cláudio Torelli.

Além de ser mais barato e menos poluente, o GNV também oferece maior autonomia ao automóvel. O gás natural veicular tem rendimento médio de 13,2 km/m³, enquanto a gasolina costuma render cerca de 10,7 km/l e o etanol 7,5 km/l, conforme uma simulação feita pela Fiat.

No entanto, apesar do resultado ser a economia nos gastos com combustível, o representante do setor afirma que é preciso tomar cuidados básicos antes de optar pela conversão do veículo para o sistema de gás.

A tendência é de que a utilização do GNV continue, principalmente entre as empresas e profissionais do trânsito, mesmo com uma possível redução nos preços dos combustíveis.

 

Fonte - AERP