Noite de muita emoção marca entrega de títulos de Cidadão Honorário e Cidadão Vulto Emérito na Casa da Cultura


  • Criado por: Rádio Bom Jesus
  • Postado em: 01/12/2023

Na noite desta quinta-feira (30), em Sessão Solene da Câmara do Vereadores realizada na Casa da Cultura, Neuri Camargo e Silva, foram entregues títulos de Cidadão Emérito e Cidadão Honorário a personalidades que contribuíram para a construção e manutenção da sociedade siqueirense.

O título de Cidadão Honorário destina-se a homenagear personalidades nascidas em outras localidades. Já o de Cidadão Emérito é reservado aos siqueirenses natos.
 Familiares, amigos, autoridades compareceram para prestigiar a homenagem para estes quatro ilustres siqueirenses, MAURA FERRACIOLI, ROSELI APARECIDA DE ALMEIDA, MURICY DE ALMEIDA E SILVA E DIVINO JOSÉ ROBERTO

Márcio Junior Carvalho, Vereador da Câmara Municipal de Siqueira Campos foi o autor Projeto de Decreto Legislativo.

 

Foi concedido o título de CIDADÃ HONORÁRIA, a MAURA FERRACIOLI, natural de Apucarana, Paraná, por ter prestado relevantes serviços de interesse público ao Município de Siqueira Campos, inclusive no auxílio da saúde espiritual e emocional dos siqueirenses.

 

Biografia Maura Ferracioli

Maura Ferraciolli nasceu em 08 de abril de 1948, na cidade de Apucarana, Paraná e ainda pequena veio morar com os pais no Bairro Jabuticabal, Município de Tomazina. Casou-se e veio residir em Siqueira Campos, teve 3 filhos, e hoje tem 4 netos, e 1 bisneta. Maura sempre esteve a frente de trabalhos na Igreja Católica, nos quais se destaca por sua liderança, dedicação, perseverança, criatividade e destemor. Vem de uma família católica praticante, onde recebeu dos pais o primeiro anúncio de Jesus e ao ser evangelizada, também foi evangelizar. Com 13 anos de idade, formou sua primeira turma na catequese, pela Paróquia de Tomazina. Nunca deixou os trabalhos na comunidade e mesmo com os filhos pequenos atuava como catequista e ministra da Eucaristia.

Foi coordenadora da liturgia da paróquia Divino Espírito Santo por 12 anos e por muitos anos foi membro dos Conselhos Paroquiais. Iniciou na Renovação Carismática Católica, a RCC, em 06 de Junho de 1988, implantando a mesma em Siqueira Campos, com 13 treze pessoas, entre elas o Pároco da época Frei Mauro Veloso Rodrigues. Desde então milhares de pessoas tiveram suas vidas restauradas através desse movimento, em nossa cidade.

Ela também foi coordenadora da Renovação Carismática na Diocese de Jacarezinho por 12 anos e na Paróquia por 18 anos, além de ser uma líder da RCC respeitada em todo Estado. Dentro deste movimento, coordenou inúmeros eventos pela Diocese e pela Paróquia, entre eles: Cenáculos, Shekinahs, Congressos, El Shaddais, retiros, dentre outros. Sua veia missionária a levou a atuar em cerca de 30 cidades da região, e diversas cidades do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Juntamente com o Frei Ivo Maria Lazaroto e Frei Alfredo Lazaroto, fundou em 04 de Novembro de 1990 o Grupo de jovens Mensageiros da Paz, o qual acompanhou de perto e conduziu por muitos anos e ainda hoje tem por eles o maior apreço.

Nos dias 22 e 23 de junho de 2013, Maura iniciou sua primeira formação no Núcleo de Acolhimento Pietá - Núcleo este que tem o intuito de prestar atendimentos às pessoas portadoras de transtornos afetivos e sofrimento emocional, como a depressão, por exemplo.... Neste dia, estavam mais de 30 mulheres, entre elas Maura Ferracioli. Foi amor à primeira vista. Ávida por aprender e conhecer, foi a fundo nos estudos. Fez todas as formações da Casa Pietá e outras, as quais lhe garantiu a certificação do CRT Conselho Regional de Terapeutas.

Na PIETÁ, Maura Ferracioli também se tornou um grande ícone, pois agrega além de todas as suas virtudes, o seu conhecimento e preparo espiritual e as terapias que aprendeu através deste núcleo. Com tudo isso, a torna uma das terapeutas mais procuradas, através de um trabalho que traz como resultado, pessoas curadas da depressão, do stress, do desejo de suicídio, e de diversos tipos de traumas que aprisionavam muitos e tirava a paz e o sentido de viver de muitos siqueirenses, bem como também de diversas outras localidades que à procuram para um atendimento e acompanhamento individualizado e personalizado. Incansável nessa missão, atende todos os dias da semana no espaço da Pietá, antigo seminário dos freis capuchinhos. Sempre a Maura afirma: “Deus nos deu muito, deu-nos todas as condições de atender, precisamos corresponder às expectativas de Dele.” Até a pandemia Maura fez em média 500 atendimentos por ano. Com a chegada da Pandemia, inquieta e com o pensamento de que poderia de alguma forma ajudar as pessoas a passar por aquele momento de dor, medo e incertezas, iniciou um trabalho de gravação de áudios com orações e novenas, o qual já atingiu e atinge até hoje milhares de pessoas, chegando até outros países. Sabe-se disso, pois foram e são numerosos os testemunhos de pessoas que entram em contato para relatar as curas, bênçãos e realizações que alcançaram através desses áudios, que com a agilidade das redes sociais possibilitou o acesso desse trabalho nos mais diversos lugares.

Além de tudo Maura Ferracioli também é escritora, e já são 4 livros publicados, os quais sempre tem o intuito de ajudar as pessoas a chegar mais perto de Deus e da sua própria dignidade, cura interior e espiritual. E seus livros tem os seguintes títulos:

- Discípulo Missionário;

- Vovó - Mamãe Duas Vezes;

- Reabrir Processos, Modificar Sentenças

- O Verdadeiro Sentido da Vida

Seu lema de vida, reforça ainda mais que ela é merecedora deste título:

“De graça recebestes, de graça deveis dar...”

Após esse breve resumo sobre sua trajetória, percebe-se que tudo sempre foi com o objetivo de buscar o bem do próximo e da comunidade.

 

 CIDADÃ HONORÁRIA, a ROSELI APARECIDA DE ALMEIDA, natural de Quatiguá, Paraná, por ter prestadorelevantes serviços de interesse público ao Município de Siqueira Campos, principalmente pelo excelente trabalho realizado a frente do Lar Menor Siqueirense e Casa Lar.

Biografia de Roseli Aparecida de Almeida

Roseli Aparecida de Almeida. Nascida em 11 de Outubro de 1967 em QUATIGUÁ/PR. Filha de Vicente Xavier de Almeida (in memorian) e Ana de Oliveira Almeida. Casada com Dirceu Fernandes de Morais e mãe de Felipe (in memorian) Gustavo Almeida de Morais e Guilherme Almeida de Morais. Desde muito criança almejou ser professora. Cursou o antigo Magistério, hoje Formação de Docentes no Colégio Professor Segismundo Antunes Netto. Se formou em História pela Faculdade de filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho, hoje UENP, Pedagogia pela FALC – Faculdade da Aldeia de Carapicuíba. Pós graduou em psicopedagogia institucional e Clínica, Pedagogia Social, Educação Infantil e Gestão em Educação.

Atua na educação do município há 23 anos, sendo 20 deles na instituição Lar do Menor Siqueirense e Casa Lar. Quando chegou a entidade Lar do Menor a mesma se encontrava desorganizada e sem estrutura física e de pessoal adequada para atender as crianças. Criando parcerias, Roseli com todo seu jeito pedagógico; e humano de ser foi colaborando para a mudança da instituição, organizando os atendidos em turmas, selecionando melhor e aumentado a equipe para que pudessem atender com mais qualidade, além da busca de inúmeras melhorias no espaço físico. Após muita luta e desafios, a instituição passou a ser vista com outros olhos, e atualmente o Lar do Menor Siqueirense é entidade referência na região. E é reconhecida por transformar a vida de centenas de crianças, que lá frequentam no contraturno escolar, enquanto seus pais estão no trabalho.

Em 2017, assumiu a coordenação da Casa Lar, devido ao bom trabalho que vinha realizando na instituição Lar do Menor, enfrentando novos desafios, pois, a Casa Lar é um compromisso que vai além das teorias escritas por grandes estudiosos, é assumir a responsabilidade de ser MÃE, mesmo que seja temporariamente das crianças e adolescentes que ali estão. Roseli acaba que muitas vezes abdicando do tempo “vago”, no qual poderia estar com a sua família ou descansando para se dedicar aos seus “filhos” do coração, e para isso não tem dia e não tem hora. Além de tudo isso Roseli ama poesia, é escritora e compositora. É uma pessoa simples, faz as coisas por gostar mesmo, e se considera uma pessoa realizada.

Desde de muito cedo herdou de seus pais a fé, e é cristã católica praticante e já há muito tempo participa ativamente do SAV – Serviço de Animação Vocacional. Por toda a sua trajetória e por todo esse trabalho feito com muito profissionalismo, dedicação e notavelmente, com muito amor e alegria é que de forma justa e sincera que protocolamos neste Dia Internacional da Mulher esta homenagem à ilustre Professora, Mãe e Cidadã Siqueirense: Roseli Aparecida de Almeida. E finalizamos com a frase que é o seu lema de trabalho, o qual já fez com que muitas vidas fossem resgatadas: Só o amor transforma!

 

CIDADÃO HONORÁRIO, a MURICY DE ALMEIDA E SILVA, natural de Castro, Paraná, por ter prestado relevantes serviços de interesse público ao Município de Siqueira Campos.

Biografia Muricy de Almeida e Silva

Muricy de Almeida e Silva, nascido na cidade de Castro, Paraná em 11 de setembro de 1931 filho de Geniplo de Almeida e Silva e Maria Cândida Lopes da Silva.

Muricy mudou-se para Siqueira Campos ainda na infância, e desde a tenra idade, adotou-a como sua terra de coração. É casado com dona Rosa, tem dois filhos: a Professora Rosemary Fátima da Silva de Souza e o Advogado Anderson Adalton da Silva, vários netos e bisnetos. Professor formado pela faculdade de Filosofia Ciência e Letras, Jacarezinho, Paraná, lecionou por 31 anos, além de exercer funções de Diretor e vice-diretor em escolas estaduais e Inspetor Regional de Ensino. Advogado diplomado pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro, atua na profissão desde sua formação até os dias atuais.

Enquanto cidadão, dedicou anos da sua vida a causas sociais. Foi fundador da Primeira Entidade Social de Siqueira Campos, atualmente Pastoral da Solidariedade, e serviu como Advogado da Edilidade por 08 anos, sem remuneração. Vereador em duas legislaturas, foi autor de várias Leis em benefício da população, Inclusive redigiu a Lei Orgânica do Município de Siqueira Campos. Muricy foi membro da diretoria UVEPAR - União dos Vereadores do Paraná.

Devido a sua paixão pela arte, foi um dos fundadores do Grupo de Teatro Amador Siqueirense; primeiro locutor da Rádio Bom Jesus de Siqueira Campos e um dos idealizadores e ator principal do filme “Senhor Bom Jesus”, dirigido por Frei Grabielângelo, se tornando o primeiro longa-metragem colorido do estado do Paraná. Em 2020 a OAB do Paraná pediu para um jornalista visitar todas as suas secções no Paraná e de cada secção deveria escolher para escrever sobre sua atuação de advogado. Na subseção de Wenceslau Braz, Dr Muricy foi o escolhido e homenageado posteriormente pelo Presidente da OAB Dr. Adalberto, onde também fez um discurso elogiando o seu trabalho no Direito paranaense.

Em 2023, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, recebendo a Menção Honrosa pelos relevantes serviços prestados à comunidade paranaense.

 

O título de CIDADÃO VULTO EMÉRITO, a DIVINO JOSÉ ROBERTO, natural de Siqueira Campos, Paraná, por ter prestado relevantes serviços de interesse público ao Município de Siqueira Campos.

Biografia Divino José Roberto

Divino José Roberto, nascido dia 23 de maio de 1947 em Siqueira Campos. Filho de José Augusto Roberto e Lázara da Conceição Roberto.

Casou-se com Lúcia da Conceição Roberto. Divino Roberto tem dois filhos, Letícia Gouveia Roberto e Roberto Gouveia Roberto.

Seus pais Jose Pires e dona Lazinha, como eram conhecidos, vieram de Minas Gerais ainda jovens e aqui montaram a sua família. Sua vida em Siqueira Campos tem muitos históricos; só na rádio são 59 anos, onde entrou, Está desde o surgimento da Radio Bom Jesus, quando ele tinha 17 anos de idade e está até hoje, fazendo o que mais gosta: ser locutor.

Seu Programa começa às 3 da manhã e vai até as 7:00 e nos fins de semana até as 8:00. Divino Roberto resume o que significa a Rádio Bom Jesus e o seu amor por este trabalho: “A Rádio Bom Jesus é um presente que Frei Gabrielângelo nos deu. Cada dia que passa faço história com tantos ouvintes que vou conquistando graças a Deus. Cada dia o rádio me surpreende, principalmente com as suas novas tecnologias. Pretendo, se Deus me der saúde ir muitos anos fazendo rádio, pois adoro o rádio, acho que enquanto puder subir as escadas da Bom Jesus, estarei alegrando meus ouvintes nas madrugadas.”

Sua carteira de trabalho tem um único registro, o da rádio Bom Jesus, onde também já se aposentou por ela. Através do seu trabalho pode conhecer várias personalidades importantes, inclusive algumas que já se foram deste mundo, dentre eles Pelé, Garrincha, Djalma Santos, Nelson Gonçalves, etc...

Sua vocação pela música surgiu quando tinha meus 8 anos de idade, quando seu pai lhe deu um violão. Foi aí que começou tudo. Divino gosto de cantar e compor músicas, tendo várias canções gravadas por cantores.

Também já fez alguns shows, e segundo ele o melhor de todos foi cantar para mais de 1.000 pessoas num restaurante em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Depois teve propostas de donos do restaurantes para cantar nas altas temporadas, mas Divino não se interessou na época.

Divino tem uma firma com CNPJ aberto há mais de 27 anos, a ROBERLETHI, que é a junção do nome de seus filhos Roberto e Letícia, empresa essa na área do esporte amador siqueirense e regional, a qual foi muito importante para o funcionamento do futebol de campo por décadas.

Por toda a sua trajetória e por todo o trabalho feito com muito profissionalismo, dedicação, amor e alegria é que de forma justa que protocolamos esta homenagem ao ilustre pai, locutor, cantor, compositor, empresário e pessoa pública siqueirense: Divino José Roberto.

E finalizamos com uma frase do próprio Divino Roberto:

“Amo Siqueira e seu povo, por essa terra faço tudo que posso”