Municípios da 19ª Regional recebem vacinas e iniciam imunização contra Covid-19


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 19/01/2021

Após o governo do Estado realizar a distribuição das doses de vacinas as regionais de Saúde do Paraná, o imunizante começou a ser entregue as secretarias municipais de Saúde. Na região do Norte Pioneiro, a 19ª Regional de Jacarezinho recebeu 3,4 mil doses da vacina que foram encaminhadas na tarde desta terça-feira (19) aos 22 municípios que fazem parte do órgão.

Em Wenceslau Braz, o secretário municipal de Saúde João Carlos informou a reportagem que os imunizantes foram retirados em Jacarezinho e o cronograma de aplicação do imunizante começou as 19h00. Ao todo, o município recebeu 75 doses da vacina e João explicou que estas serão destinadas a profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus. Indagado sobre a vacinação dos idosos do Lar Vicente de Paula, o secretário disse que não foram encaminhadas doses suficientes para imunizar se quer toda a equipe de Saúde, sendo que este público vai aguardar uma segunda remessa do imunizante.

Acompanhado de profissionais da área da Saúde, o vice-prefeito de Siqueira Campos, Paulo Leite, esteve em jacarezinho para buscar as doses do imunizante destinados ao município. Assim como em outras cidades, a vacinação terá início com servidores da área da Saúde e idosos.

Em Ibaiti, o prefeito Dr. Antonely Carvalho e o secretário municipal de Saúde Leandro Nogueira receberam nesta terça 375 doses do imunizante que será destinado a profissionais da linha de frente que atuam nas unidades hospitalares do município, tais como enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos.

Nestes e demais municípios da região, a imunização tem início ainda nesta terça-feira e segue durante a semana até que todas as doses sejam aplicadas no público alvo. Ainda de acordo com os profissionais de saúde, novas remessas da vacina devem ser encaminhadas aos municípios dentro de 20 dias para que as pessoas que foram vacinadas tomem a segunda dose.

Campos Gerais

Em Jaguariaíva nos Campos Gerais, a primeira pessoa ser imunizada foi uma profissional da área de Saúde que foi vacinada as 16h26 desta terça. A imunização foi transmitida através de live em uma rede social e a prefeita Alcione Lemos falou sobre o momento tão esperado e pediu calma a população neste momento. “Vamos seguir o cronograma do governo que, neste momento, direciona as doses para profissionais de saúde, idosos e povos indígenas. Pedimos a colaboração da população em geral em compreender este processo e aguardar a liberação de novas doses para outros públicos”, disse.


A técnica em Vigilância Epidemiológica do município de Arapoti, Suzana Gonçalves, esteve na tarde desta terça-feira na Regional de Saúde de Ponta Grossa e voltou para Arapoti trazendo as doses do imunizante que serão aplicadas nos profissionais da Saúde e idosos.

Prevenção continua

O chefe da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, Antoani Antenor Palhares, reforço a importância de que, apesar da vacina trazer esperanças, ela não é motivo para que a população afrouxe as medidas de prevenção. “Estamos dando um passo importante na luta contra a Covid-19, mas todos sabemos que ainda é o primeiro degrau de uma longa escada. Neste momento, as doses ainda são poucas e direcionadas a públicos específicos e, por isso, é importante que a população mantenha as medidas de prevenção adotadas desde o início da pandemia para que não tenhamos aumento no número de casos, pois a grande maioria das pessoas ainda não será imunizada neste primeiro momento”, alertou.

O prefeito de Ibaiti, Dr. Antonely também reforçou a importância de se manter as medidas de prevenção. “Peço a todos os cidadãos para que continuem respeitando as medidas de segurança. Continuem firmes na luta contra o coronavírus”, comentou.

 

Fonte: Folha Extra