Moradora encontra escorpião na cabeceira da própria cama


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 02/07/2019

Caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (21) no bairro Eunice Eleutério

 

Uma moradora do Conjunto Habitacional Eunice Eleutério, em Santo Antônio da Platina, levou um susto grande na manhã desta quarta-feira (21), enquanto se preparava para sair de casa. Após o banho, ela percebeu algo diferente na cabeceira de sua cama e, ao se aproximar descobriu tratar-se de um escorpião amarelo.

“Olhei para parede e vi algo estranho. O bicho parecia estar morto, mas quando me aproximei vi que era um escorpião e que estava vivo. Uma sensação horrível!”, disse Márcia Inês Coutinho, acrescentando. “Moro ao lado de um ‘matão’, e não sei como estão alguns terrenos vizinhos. Não adianta apenas eu limpar a minha casa, cada um precisa fazer a sua parte”, adverte.

A própria moradora capturou o animal e o entregou na Secretaria Municipal de Saúde, que a orientou e informou que uma equipe visitaria o bairro para tratar do problema.

De acordo com diretora de Vigilância em Saúde Tatiane Néspoli de Andrade Cabrera, do início deste ano até agora 68 amostras de escorpiões foram capturados, através de notificações de munícipes, e oito acidentes foram atendidos pelo Pronto Socorro, porém, todos os casos considerados leves e sem a necessidade de uso do soro antiescorpiônico.

Conforme o Setor de Combate a Endemias, os locais com maior incidência de escorpiões no município são o Jardim Bela Manhã e a parte alta da rua 7 de Setembro, próximo ao Morro do Bim.

Ações

A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma série de ações para tratar do problema.

No dia 24 de outubro, agentes comunitários e de endemias foram orientados e capacitados para evitar acidentes com escorpiões e para orientar os moradores durante visitas domiciliares. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores pela 19ª Regional de Saúde.

Nos dias 12 e 13 de novembro foram realizados treinamentos práticos dos agentes de endemias para captura de escorpiões, e capacitação para manejo clínico com a Regional de Saúde, com a presença de médicos e enfermeiros.

Na primeira semana de dezembro será realizada uma exposição do Núcleo de Entomologia para toda a população.

Prevenção

O crescimento da cidade causa um desequilíbrio ambiental, isto é, o aumento geográfico do município tem invadido o ambiente desse animal, fazendo com que ele se desaloje e acabe buscando abrigo dentro de nossas casas.

As orientações para prevenção são:

Acesso – Tampar todos os tipos de frestas possíveis, portas, janelas, rachaduras em muros e paredes, e também ralos de pias, chuveiros e tanques.

Abrigo – O escorpião se esconde em tijolos, telhas, madeiras e qualquer tipo de entulho. Por isso é importante evitar entulho, lixo e mato.

Alimento – O escorpião se alimenta principalmente de baratas e cupins, então são importantes medidas que eliminem esses animais.

Captura

O morador só deve capturar o animal se conseguir fazer isso em segurança, é muito importante notificar a Vigilância em Saúde.

Por: Tanosite.com