Mais de 40% das cidades do Paraná não registram mortes por Covid-19 há duas semanas


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 22/07/2021

 

Um levantamento com base nos dados da Secretaria de Estado da Saúde aponta que 41,6% das cidades do Paraná não registram mortes por Covid-19 há duas semanas. São 116, dos 399 municípios, que não têm óbitos provocados pela doença desde 7 de julho. O levantamento leva em consideração o boletim desta quarta-feira. Especialistas na área da saúde dizem que a redução no número de mortes está relacionada ao avanço da vacinação no país.

 

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná junto aos 399 municípios nesta quinta-feira mostra que 304, ou seja, 76% dos municípios paranaenses estão vacinando o público em geral na faixa dos 30 a 39 anos, conforme o calendário divulgado em meados de junho. Outras 16 cidades (4%) já avançaram nesta faixa e estão imunizando cidadãos de 18 a 29 anos. E apenas 79 ainda estão acima de 40.  Em todo Estado, a média geral de idade é de 36,3 anos, mas ela deve cair porque os municípios começam a aplicar nesta quinta as cotas das doses enviadas na quarta-feira. De acordo com o calendário do Governo do Paraná, a meta é que até setembro toda a população acima dos 18 anos esteja vacinada com a primeira dose.

 

As buscas às vítimas do acidente de barco no Rio Ivaí, que aconteceu no último domingo, entraram no quinto dia. Nesta quinta-feira, o trabalho foi retomado no início da manhã e as equipes ganharam mais um reforço: drones. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os socorristas que estão no local vão intensificar as buscas na área onde foram encontrados quatro corpos nessa quarta-feira. O trecho do rio onde as vítimas foram localizadas fica próximo ao ponto onde está instalada a base de operações das equipes. Os bombeiros agora trabalham para localizar as duas últimas vítimas do acidente de barco: Nicolas Fernandes, de 8 anos, e Patrícia da Silva, de 33 anos.