Jogos Abertos Paradesportivos reunirão 1,6 mil pessoas em Maringá


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 07/07/2019

Será aberta na próxima quarta-feira (01), em Maringá, a fase final da sexta edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná 2017 ( PARAJAPS). A competição acontece entre os dias 1 e 5 de novembro, também em Maringá. O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Misael Conrado, participará da cerimônia.

Em sua 6ª edição o PARAJAPS vai reunir mais de 1,6 mil pessoas de 46 municípios, disputando 14 modalidades esportivas: atletismo, basquete, bocha, ciclismo, futsal, goalball, golf 7, handebol DI, handebol - cadeira de rodas, natação, parabadminton, paracanoagem, tênis de mesa, vôlei, xadrez.

A maioria das competições acontece na Vila Olímpica de Maringá, que abriga o Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro. As exceções ficam para paracanoagem, que será disputada no Lago do Parque Ingá, e a natação, que será disputada na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

INCENTIVO - Segundo o governador Beto Richa, os paratletas devem ter apoio para desenvolver e ampliar suas atividades. “Eles são grande exemplo para toda a sociedade e o Governo do Estado é parceiro do paradesporto. E, além de tudo, o esporte educa, disciplina e socializa”, argumenta o governador que idealizou o evento.

O secretário estadual do Esporte e Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, afirmou que o crescimento do paradesporto no país é evidente, a exemplo dos Jogos Paralímpicos que aconteceram no ano passado no Rio de Janeiro, que despertaram nas pessoas como a prática de esporte é de grande importância para as pessoas com deficiência. “Temos um carinho muito grande com o PARAJAPS. O governador Beto Richa criou o evento já em 2012 no seu primeiro mandato e agora já estamos na sexta edição. Ele é um incentivador do paradesporto”, afirmou.

O paranaense Marcelo dos Santos, medalhista de prata na bocha nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, convidou simpatizantes do esporte para participar do evento. “O PARAJAPS é uma importante competição organizada pelo governo do Estado por meio da Secretaria do Esporte e Turismo. Esperamos a presença de todos os admiradores do paradesporto”, argumentou o medalhista.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná