Jacarezinho terá primeira mulher no comando do Corpo de Bombeiros


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 04/07/2019

A tenente Ivna Caroline Dias, 29, é a nova comandante do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho. Ela assume oficialmente o posto na sexta-feira (8), no lugar do capitão Angelino José de Siqueira, que passa a responder pelo comando do SubGrupamento de Cornélio Procópio.

A tenente Dias ingressou na corporação em 2008 através da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba, cidade onde nasceu e foi criada. Em 2010, após se formar no Curso de Oficias Bombeiros Militares pela Academia Policial Militar do Guatupê ela foi transferida para o 9º Grupamento de Bombeiros de Foz do Iguaçu, onde permaneceu por quase oito anos e, durante dois anos comandou um SBG (uma subunidade dentro dos grupamentos) na região com mais de 120 bombeiros.

Pós-graduada em Direito Militar Contemporâneo e especialista em Emergência com Produtos Perigosos, a tenente Ivna Caroline Dias irá comandar 18 bombeiros nos trabalhos voltados a Jacarezinho, Cambará e Ribeirão Claro. “Em Jacarezinho terei minha segunda experiência como comandante do Corpo de Bombeiros, porém, com características diferenciadas de trabalho, e que me trará novos desafios”, avalia. “Estudando a região percebi que dispomos de um grande número de usinas e indústrias, além de muitas rodovias. Sendo assim, a área de prevenção contra incêndio e pânico e os atendimentos a acidentes nestas vias são as áreas mais desafiadoras a mim”, salienta a oficial.

INÉDITO

Pela primeira vez uma mulher irá comandar o Corpo de Bombeiros no Norte Pioneiro, assim como ocorreu recentemente no comando-geral da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) com a nomeação da coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, fato que a tenente Ivna Caroline Dias avalia como um marco histórico. “Vejo esta conquista profissional como uma quebra de tabus. Se avaliarmos o currículo da nossa comandante veremos o quanto ela estudou, se capacitou e se dedicou à segurança pública, o que justifica o seu posto. Os desafios são imensos, e tanto para homens e mulheres exige muito trabalho e dedicação”, pondera a oficial.

Por: tanosite.com