Incidência do câncer de boca aumenta e preocupa no Paraná


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 01/07/2019

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, desde 2003 o câncer de boca é a segunda maior causa de morte no Brasil. Ao redor do mundo é o quinto tumor mais frequente entre homens e o sétimo em mulheres. No Paraná a partir deste ano o mês de novembro vai ser dedicado para chamar a atenção da população para esta doença. Deividi Lira fez uma reportagem sobre o assunto.

 

O câncer de boca é o quinto tumor mais frequente entre os homens e o sétimo entre as mulheres. Somente na região sul do Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada 100 mil pessoas 10 serão diagnosticadas com este tipo de câncer.

Os últimos dados publicados pelo Inca mostram que 6.088 pessoas morreram no país, em 2016, em consequência dessa doença, sendo a maioria homens. Para 2019, o Instituto estima 14.700 novos casos.

O câncer de boca não tem uma causa específica, mas alguns hábitos podem acelerar o surgimento dele, como bebida alcoólica, cigarro e má alimentação.

Em relação ao diagnóstico, é importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais, como explica a cirurgiã dentista Rafaela Zampar Montana.

A Organização Mundial da Saúde estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer de boca em cerca de 25% até ano 2025.
De acordo com o Ministério da Saúde, hábitos simples e saudáveis como boa higiene, não consumir bebidas alcoólicas e não fumar são alguns deles.// A cirurgiã dentista Rafaela Zampar Montana ressalta que faz parte da prevenção a autoavaliação em casa.

A partir deste ano no Paraná, novembro será o mês de conscientização a população sobre a importância de prevenir e combater o câncer de boca, inclusive reforçando que o Sistema Único de Saúde oferece prevenção e tratamento da doença em todo o Brasil.

Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei de autoria do deputado Ademar Traiano (PSDB), que cria a campanha “Novembro Vermelho”. Neste mesmo mês é realizada a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal no país está prevista na Lei federal. O objetivo da data é estimular junto aos gestores e à população, ações preventivas, campanhas educativas, debates sobre políticas públicas, apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil.

Repórter Deividi Lira.