Implantação de terceiras faixas avança e traz mais agilidade e segurança para a PR-092


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 12/04/2022

Os 130 quilômetros que separam Jaguariaíva, nos Campos Gerais, de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, são um desafio para quem faz o percurso pela Rodovia Governador Parigot de Souza, a PR-092. A maior parte do trecho é em pistas simples, e um acidente, mesmo que não seja grave, forma filas de quilômetros e paralisa o tráfego de caminhões e veículos leves.

Para mudar essa realidade e garantir mais agilidade e segurança a quem transita pela rodovia, que é uma das rotas que liga o Paraná a São Paulo, o Governo do Estado está investindo R$ 40,6 milhões na implantação de 15,44 quilômetros de terceiras faixas.

As obras para o aumento de capacidade da estrada iniciaram em setembro do ano passado e já ultrapassam 20% de execução. Quase cinco quilômetros foram concluídos até agora, com três dos 16 segmentos que terão a faixa complementar já prontos.

Na segunda fase de construção, Contorno de Wenceslau Braz vai acabar com transtorno na cidade

Os trechos que terão incremento na pista são locais com rampas acentuadas e redução de velocidade de operação, justamente onde a ultrapassagem é mais perigosa. A obra faz parte do programa Avança Paraná, da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, com recursos viabilizados por um financiamento feito com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

“Logo que assumimos o governo, elaboramos um banco de projetos executivos para planejar as obras prioritárias e melhorar a infraestrutura do Paraná. Com esses projetos em mãos, fomos atrás de recursos para a execução”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Depois de anos aguardando pelas melhorias na PR-092, que é a principal artéria do Norte Pioneiro, a população finalmente vê ser concretizado um sonho antigo, de ter uma rodovia mais segura para trafegar”.

ESTRUTURAÇÃO – A melhoria na PR-092 se une a outras obras estruturantes que estão em andamento no Norte Pioneiro, como a construção do Contorno Sul de Wenceslau Braz e a duplicação da PR-092 no perímetro urbano de Siqueira Campos. O aumento de capacidade da rodovia beneficia diversas cidades, como Jaguariaíva, Arapoti, Siqueira Campos, Wenceslau Braz, Quatiguá, Joaquim Távora e Santo Antônio da Platina.

“Nossa região está sendo privilegiada com obras grandiosas, que representam um novo momento para a região”, afirma Ruan Queiroz, diretor Administrativo da Associação Comercial e Empresarial de Wenceslau Braz. “Ir até uma cidade próxima como Siqueira Campos é muito cansativo, a rodovia é muito movimentada. As terceiras faixas farão muita diferença nesses deslocamentos”. 

O prefeito de Arapoti, Irani José Barros, explicou que há um fluxo muito grande na rodovia, principalmente de veículos pesados, sem que a via tenha capacidade para absorver. “Há uma demanda muito grande no escoamento da safra e também no transporte de madeira. Tudo isso acaba atrapalhando muito o trânsito no perímetro urbano de Arapoti”, explica.

 “Uma obra que melhora a mobilidade é muito importante para a economia do município, principalmente para a atração de indústrias. Estamos planejando a implantação de um novo parque industrial e sabemos que qualquer empresa tem a logística como algo primordial em seus estudos de viabilidade. Uma rodovia melhor faz diferença na ponta”, ressalta Barros.  

SEGMENTOS – Os trechos já finalizados estão localizados entre Jaguariaíva e Arapoti, nos Campos Gerais. Eles ficam entre os quilômetros 204,4 e 205,2; do 205,2 ao 206,7 (na pista contrária) e do 206,7 ao 208,7. As terceiras faixas terão entre 800 metros e dois quilômetros de extensão.

“Há uma circulação muito grande de pessoas que moram em Arapoti e trabalham em Jaguariaíva, e vice-versa. A implantação das terceiras faixas traz um conforto muito grande e mais segurança para quem circula diariamente pela rodovia”, destaca o prefeito. “Ela foi projetada nos anos 1970, em uma época em que circulavam caminhões menores. O pavimento não suporta eixos maiores como os que circulam agora. Os trechos de terceiras faixas são muito mais resistentes, um serviço muito bem-feito, que terá muito mais durabilidade”.

Na sequência, as obras avançam para os outros segmentos previstos: entre Arapoti e o distrito de Calógeras; de Calógeras à interseção com PR-958; da PR-958 à entrada de Wenceslau Braz; de Wenceslau Braz à entrada da PRC-272 (sentido Santana do Itararé); da PRC-272 (no acesso a Tomazina) até o entroncamento com a PRC-852 (acesso a Quatiguá); e outros três trechos entre a PR-218 (entrada para Guapirama) e até a entrada para a PR-153.

MELHORIAS – As melhorias envolvem a implantação de estrutura do pavimento com largura mínima de 3,25 metros; novas soluções de reciclagem e pavimentação asfáltica; e pavimentação asfáltica em segmentos com acostamento não pavimentado. Também haverá adequação da sinalização horizontal, novos dispositivos auxiliares de segurança (tachas, tachões e outros), pinturas de faixa em alto-relevo, defensas e atenuadores de impacto e remoção de objetos na rota de colisão dos veículos.

 “Foram selecionados pontos espaçados ao longo da rodovia para serem implantadas as terceiras faixas, com a melhoria da sinalização e implementação de dispositivos de segurança ao longo desses segmentos”, explica o engenheiro Talisson Fernando Silva, da Malta Engenharia, consultoria do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) na região Norte.

“As melhorias atendem os pontos críticos da rodovia, onde há uma defasagem do tráfego e pontos de lentidão em função do tráfego pesado. A implantação das terceiras faixas melhora a trafegabilidade e traz mais segurança dos usuários, já que evita as ultrapassagens perigosas e melhora a fluidez”, ressalta Silva.

Fonte - Agência de Notícias do Paraná