GIOVANI SANTOS: O LEGADO - SUPERAÇÃO E AMOR AO PRÓXIMO
-
Criado por: Rádio Bom Jesus
-
Postado em: 24/08/2023
Gentileza gera Gentileza, o conceito de gentileza está relacionado à coragem e força e pode transformar a vida das pessoas, Giovani entendeu muito bem este conceito, aceitou o desafio lançado e traçou a história de homem frágil, fisicamente, mas forte e destemido na luta social. A história de Giovani emociona e inspira.
Giovani Santos, 49 anos, filho da Dona Maria e Alcides, 16 irmãos, natural de Siqueira Campos, era vendedor de móveis, porém sempre gostou de ajudar as famílias carentes, principalmente as crianças, porém seu trabalho era solitário. Pensando nisso Giovani decidiu em 2007 fundar a Associação Criança Feliz para conseguir recursos e ajuda da população e assim poder ajudar mais crianças, e com isso a festa das Crianças no dia 12 de outubro, que começou com apenas com sete crianças, há muitos anos atrás e se tornou uma das grandes festas, e hoje conta com mais de cinco mil pessoas participando.
Como descrever Giovani Santos, um filho amoroso, amigo, até chegar ao Giovani solidário, quando criança levava os andarilhos para dentro de casa e o pai brigava, mas ele continuava, cuidando desses andarilhos, cortava os cabelos, ajudava como podia, já nascia aí o espírito lutador e solidário. Giovani morou doze em Curitiba, onde trabalhava na Toca de Assis dos Freis Capuchinhos, ajudando os moradores de rua, nesta época vinha todo mês para Siqueira Campos cuidar da associação, em meados 2012 voltou para a cidade natal, onde se dedicou aos trabalhos na Associação Criança Feliz em tempo integral, onde foi se desenvolvendo vários projetos dentro da Associação, para o menino que desde de pequeno teve o ímpeto de ajudar o próximo, desde pequeno já sabia o conceito de generosidade, empatia, amorosidade e a gentileza que é o lema da Associação Criança Feliz. Giovani na realidade, acreditava que é o que todo ser humano deveria fazer pelo outro, por aquele que necessita de apoio. Giovane dizia, "não pensem que é fácil, há demandas, dispor de tempo, de atenção, de carinho, de cuidado, de dinheiro, de pertences em função de quem não se conhece, nunca viu, e ter de lidar com miséria e mazelas da vida. Deixar de lado o egoísmo, esquecer o cansaço da labuta diária para se ater e estar disponível aos necessitados". Giovani foi aquela que pessoa que fez e faz a diferença e fazer a diferença na vida de alguém, mesmo que por um momento, traz sensações, emoções e uma satisfação difícil de transcrever em palavras. É imensurável. E para sentir é preciso tomar atitude, participar, se doar. E doar ao outro é questão de querer. E o significado é a evolução do ser humano.
No decorrer dos anos a Associação Criança Feliz começou a desenvolver vários projetos e seguem até hoje.
Parabéns a Vida, que une os dois asilos da cidade, e tem por objetivo comemorar os aniversários de cada mês dos internos trazendo a alegria para estas pessoas muitas vezes esquecidas. Doando Vida, levando frutas, verduras e legumes para Casa Lar, Lar São Vicente de Paulo, Lar Barbosas e a Santa Casa um trabalho árduo que acontece todos os sábados com a ajuda dos feirantes e a comunidade.
Bazar Solidário onde já foi distribuídos mais de quinhentas mil peças entre vestuários e calçados para a comunidade carente da cidade e região.
Construindo Sonhos, construiu uma casa e doou todos os móveis para uma família, reformou uma casa e doou móveis para mais de vinte casas.
Natal Solidário que acontece na Praça da Gruta com presépio tamanho real produzidos com materiais recicláveis e entrega de brinquedos e lanches para as crianças, em 2021 foi mais dois mil lanches e trezentos brinquedos para fazer a alegria das crianças, tudo com a ajuda de empresários e pessoas da comunidade.
Giovani ficou muito doente em 2019 antes da pandemia, devido ao desgaste ósseo, melhorou e continuou seu trabalho com a população carente.
No final de 2021 Giovani foi internado novamente ficando quatro meses no hospital na capital paranaense, Curitiba, foi detectado quatro tumores na cabeça, sendo retirado um e ficando três tumores. Segundo os médicos Giovani que ficou entubado ficou na UTI, não iria mais andar e nem falar, no entanto ele saiu do hospital falando, andando e com muita força para dar continuidade ao seu grandioso trabalho.
No dia 23 de agosto de 2023, Giovani Santos partiu, mas deixou um legado muito importante, seu olhar de confiança, suas palavras de esperança. Pessoas como Giovani não morrem; simplesmente vão continuar sua missão para outro mundo.
E é isso que Giovani Santos está fazendo: espalhando o bem onde estiver!
Gentileza gera gentileza
Sexta edição da Gralha - Flavio Mello
por Adriana Diniz
Gentileza gera Gentileza