Falta de adesão de crianças a calendário vacinal é preocupação de autoridades da saúde


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 14/10/2021

O problema da interrupção dos  serviços de vacinação durante a pandemia levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) a alertarem que 117 milhões de crianças em 37 países poderiam deixar de receber a vacina contra o sarampo, que também provocou surtos em diversas partes do mundo nos últimos anos, incluindo o Brasil. Com baixas taxas registradas em 2021, o país segue lutando para aumentar o engajamento dos pais.

A enfermeira especialista em vacinação, Renata Quadros, explica quais são as doenças que podem ser evitadas com as vacinas e porque a cobertura vacinal é iniciada pelas crianças.

Em 2020, o Brasil não atingiu nenhuma das metas de cobertura das vacinas infantis disponíveis pelo Programa Nacional de Imunização. Apesar dos imunizantes serem gratuitos, seguros e eficazes, a vacinação ficou em apenas 75%, chegando a taxas de cobertura similares as dos anos 80. Um dos pontos que podem justificar a evasão é a desconfiança sobre as vacinas. Mas a enfermeira explica que todas passam por protocolos rígidos de aprovação.

Renata aponta também que por isso é importante a conscientização dos pais para levarem os filhos para completar o calendário vacinal.

Fonte - AERP