Estudantes de Irati constroem camas para doar às vítimas das enchentes do RS


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 21/05/2024

Uma iniciativa do Colégio Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva, mais conhecido como Colégio Florestal de Irati, da região central do estado, reuniu uma dezena de alunos para contribuir com as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. O colégio oferece Ensino Médio regular e matérias específicas sobre o ciclo de produção de madeira. Com isso, os estudantes vão confeccionar ao menos 100 camas na serraria do colégio. Elas serão enviadas a gaúchos desabrigados com ajuda do Corpo de Bombeiros.

Novos dados do Censo Demográfico divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados recentemente mostram que 398.334 paranaenses não sabem ler ou escrever. Apesar disso, esse número corresponde a uma taxa de analfabetismo de 4,31% no Paraná, revelando um crescimento na curva de aprendizado e diminuição desta condição ao longo dos anos. Nos anos 2000, por exemplo, eram 615.805 analfabetos no estado, considerando a população com 15 anos ou mais de idade. Em 2022 o Paraná registrou um índice de 93,81% de alfabetização.

No fim de semana, um caminhão despencou de um viaduto na BR-376, em Nova Esperança, no Norte do Paraná. O veículo pesado trafegava na PR-218 e caiu em cima da pista da rodovia federal, na região conhecida como Trevo do Atalaia.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na altura do km 140, após o motorista perceber que o caminhão estava sem freios. Ele perdeu o controle do veículo, que acabou despencando. Apesar da altura que o caminhão caiu, o motorista sobreviveu com lesões moderadas. Ele foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital Universitário de Maringá.