Em 6 meses, 500 fugas de presos


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 06/07/2019

Nos últimos seis meses, mais de 500 detentos conseguiram fugir de cadeias e outras unidades prisionais do Paraná – média de quase três fugas por dia. Foram registrados 47 episódios durante o período. Em todos os casos, as celas estavam superlotadas, os prédios mal cuidados e a guarda precária. Os métodos mais usados pelos fugitivos foram os tradicionais buracos nas paredes podres, a serra de grades e arrombamento das portas.

Atualmente, há perto de dez mil presos em delegacias no Paraná – lugares que deveriam servir apenas “de passagem” para detentos que ainda esperam por julgamento. Mas entre todos, há muitos já condenados pela Justiça e que deveriam estar em penitenciárias estaduais.

Penitenciárias e vagas, no entanto, não existem no estado em quantidade suficiente, apesar da promessa com idade de oito anos de que seriam construídas 20 novas unidades no estado. No momento, apenas duas se encontram com obras em estágio inicial.

Veja abaixo a tabela das fugas desde início de julho até o primeiro dia de 2018, de acordo com levantamento feito pela Polícia Militar, sempre convocada para o tardio trabalho de captura.

Fuga de presos Paraná

 

Fonte: ContraPonto