Dia das Mães deve impulsionar vendas e testar criatividade do comércio paranaense


  • Criado por: Rádio Bom Jesus
  • Postado em: 06/05/2025

O Dia das Mães deve aquecer as vendas no Paraná. Segundo levantamento da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR, 66,6% dos consumidores afirmam que vão comprar presentes neste mês de maio, enquanto 10,7% ainda estão indecisos. Em contrapartida, 22,7% não devem presentear, principalmente por motivos afetivos, financeiros ou geográficos. De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os dados da pesquisa indicam não apenas a força da data para o comércio, mas também traçam o perfil do consumidor paranaense neste período

As regiões com maior intenção de compra são o Sul (77,5%), Leste (73,1%) — que inclui a Grande Curitiba —, Central (71,7%) e Noroeste (68,2%). Já no Oeste e Norte do estado, as intenções ficam abaixo dos 60%. O tipo de presente mais citado é o trio “roupas, bolsas e calçados”, seguido por perfumes e cosméticos. O tíquete médio estimado passa dos R$ 100, com os homens devendo gastar mais do que as mulheres. O comércio de rua é o canal de compra favorito dos consumidores paranaenses

Mesmo com a animação, a inflação vai pesar no bolso dos filhos. A cesta de consumo do Dia das Mães registrou alta de 7,19% em Curitiba e Região Metropolitana, puxada por itens como chocolates, joias e bijuterias e sapatos. Mas nem tudo subiu. Produtos como cama, mesa e banho, eletrodomésticos e até ingressos para cinema ou teatro apresentaram variação negativa e podem ser boas alternativas para quem quer agradar sem extrapolar o orçamento.