Consumo exagerado de café pode causar vício e efeitos colaterais
-
Criado por: Rádio Bom Jesus
-
Postado em: 10/01/2025
O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil e faz parte da rotina de grande parte das pessoas, seja para começar o dia ou dar energia extra para finalizar aquela demanda do trabalho ou estudo. Consumido com moderação, é um grande aliado do dia a dia, porém o abuso pode causar problemas, como alerta a nutricionista Fernanda Pons Madruga, da Unidade Escola da UFPR.
A responsável por estes efeitos é a cafeína, substância que está presente também em outros alimentos como bebidas energéticas, refrigerantes, chás, suplementos de academia e até nos chocolates. Ela atua como estimulante no sistema nervoso através de sua afinidade com os receptores de adenosina, substância responsável por causar a sensação de cansaço no cérebro, ocupando seu lugar por possuir estrutura muito semelhante à da outra molécula.
Além dos outros efeitos adversos, ela também pode causar dependência, fazendo com que o indivíduo necessite de doses cada vez maiores para obter os efeitos desejados. Isto ocorre porque há uma multiplicação dos receptores de adenosina como resposta adaptativa do cérebro.
A recomendação para adultos é não consumir mais que 400mg de cafeína por dia, o que equivale a quatro xícaras de café coado de 240ml cada. Segundo estudo realizado em 2022, o brasileiro consome em média de três a quatro xícaras de café por dia, ficando no limite da faixa recomendada.
Se consumido dentro do limite aconselhado e sem outras condições de saúde que possam causar complicações, não há razões para se preocupar. A nutricionista Fernanda explica alguns dos efeitos benéficos que podem ser obtidos.
Para quem sente que está exagerando no consumo, a dica é tentar parar aos poucos. A redução gradual ajuda a evitar sintomas da abstinência como irritabilidade e dores de cabeça. Consumindo com responsabilidade e moderação, todos podem apreciar um bom cafezinho sem prejudicar saúde.