Consciência Negra: conheça o legado dos engenheiros Rebouças


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 19/11/2021

Você sabe quem foram os irmãos Rebouças? Nascidos em Cachoeira, na Bahia, os irmãos Antônio e André Rebouças não só foram os primeiros engenheiros negros do Brasil, mas estiveram entre os mais importantes do país na segunda metade do século 19. O chafariz na Praça Zacarias, em Curitiba, a Estrada da Graciosa, a Ferrovia Paranaguá-Curitiba (considerada a maior obra da engenharia férrea nacional) e o Parque Nacional do Iguaçu são alguns dos legados dos engenheiros, como explica a professora de história da Universidade Federal do Paraná e coordenadora do projeto Afro Curitiba, Joseli Mendonça.

Joseli conta que antes de morar em Curitiba, ela fez um passeio de trem pela Serra do Mar, e um comentário sobre a construção da ferrovia evidenciou o estigma das pessoas negras na sociedade.

Por isso, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, remete à importância de falar dos irmãos Rebouças e outras personalidades, para a positivação da presença de pessoas negras no nosso Estado, inclusive, no combate a invisibilidade e o preconceito e para a valorização da consciência negra.

A história dos Rebouças e de outras pessoas negras, como a professora e poetisa, Maria Nicolas e a primeira engenheira negra do Brasil, Enedina Alves Marques, pode ser conhecida por meio de um passeio guiado em Curitiba, o Afro Curitiba. O passeio pode ser feito de forma virtual ou presencial. Mais informações no site: https://afrocuritiba.afrosul.com.br/