Como decorar sua casa para o Natal com segurança


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 29/11/2021

Se você já está decorando sua casa para o Natal, é bom prestar atenção em algumas  dicas de segurança para garantir que pisca-piscas e outros enfeites ligados na energia elétrica não causem problemas. 

A Copel orienta que o primeiro passo é adquirir produtos com certificado do Inmetro.  Também é preciso confirmar se o equipamento foi feito para uso interno ou externo, conforme a sua intenção, para evitar que o sol ou a chuva deteriorem os fios. Os enfeites feitos especificamente para uso externo são mais resistentes à ação da natureza. Outra dica importante é verificar se os cordões de luz são compatíveis com a capacidade de carga das instalações elétricas do imóvel. Na hora da montagem, Raul Claudino, que é gerente de segurança da Copel, conta que não se deve usar os chamados ‘Ts’ ou Benjamin.

Se você quer reusar um material que já usou em anos anteriores, é preciso revisar o equipamento antes de instalar, e, se for preciso alguma emenda, elas devem ser feitas com fita isolante de boa qualidade. como conta Raul. 

Com a decoração pronta, aproveite o espírito do natal para reunir a família e os amigos. Mas não deixe crianças e animais domésticos sem supervisão próximos aos equipamentos e desligue tudo antes de sair de casa.