Brasil vai ter programa de acompanhamento para alunos com transtorno de aprendizagem


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 03/12/2021

O Projeto Sesc Saúde promove a Campanha Sesc Dezembro Vermelho: mês de luta contra a aids. Ao longo do mês postos de orientação e conscientização serão montados em unidades de serviço do Sesc PR, além de live e ação simultânea de educação em saúde em 27 unidades do estado.

A partir de agora o Brasil vai ter um programa de acompanhamento integral para alunos com transtornos de aprendizagem, como dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

A nova lei, publicada neste dia primeiro, determina que as escolas da educação básica das redes pública e privada, com o apoio da família e dos serviços de saúde, devem prestar cuidado e proteção aos estudantes que apresentem alterações no desenvolvimento da leitura e da escrita ou instabilidade de atenção. Eles vão poder contar com apoio e orientação da área de saúde, de assistência social e de outras políticas públicas.

De acordo com a advogada especialista em Direito à Saúde, Renata Farah, estudantes com diagnósticos de transtorno de aprendizagem tem um impacto que vai além da absorção de conhecimento e é por isso que esse programa é importante. 

Segundo a advogada, a nova legislação assegura direito ao diagnóstico, encaminhamento escolar adequado, formação de professores e trabalho integrado com equipes da Saúde.