Agricultura familiar: como o conhecimento tradicional e ciência podem se somar
-
Criado por: Rádio Bom Jesus
-
Postado em: 25/10/2023
Agricultura de subsistência, pequenos produtores ou proprietários… Todos são termos utilizados para falar sobre a agricultura familiar. Essa atividade tem como base principal o conhecimento tradicional para o plantio e manutenção da terra, aquele passado de geração em geração, como é o caso do Robermar Batista, produtor agrícola do Paraná.
E como unir o conhecimento tradicional às iniciativas da ciência agrícola?
Essa é a ideia da Assistência Técnica e Extensão Rural, programa criado pelo governo federal para auxiliar no aperfeiçoamento dos sistemas de produção sustentáveis, considerando os conhecimentos que essas comunidades já têm. O objetivo é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias que vivem no campo.
Mas como explica o pesquisador em Desenvolvimento Rural Sustentável Odacir Tagliapietra, que faz parte do Napi Emergência Climática e pesquisou o programa, esse trabalho tem enfrentado alguns obstáculos. Com a modernização da agricultura, as produções em menor escala nem sempre recebem a atenção que precisam, inclusive para diferenciar os tipos de plantio e perfis das comunidades.
A pesquisa do professor Odacyr aponta soluções para que o programa possa ser mais efetivo e, de fato, apoiar as famílias de pequenos produtores rurais.
Agência Escola UFPR – Um projeto da Universidade Federal do Paraná que conecta ciência e sociedade. Para apresentar aos públicos as pesquisas da UFPR, produz conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, audiovisuais, eventos e muito mais.
.