40% dos pacientes de covid-19 tem sintomas até um ano depois da infecção


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 25/11/2021

53,3% dos pacientes acompanhados por um estudo da Universidade Estadual de Londrina tem sintomas de covid-19 mesmo após 6 meses da infecção. Entre 259 pacientes acompanhados pela pesquisa, 40% relatam a existência de pelo menos um sintoma durante um ano. 40% têm sintomas de fadiga, 32% de ansiedade e depressão, 26% apresentam dor e mal estar, 15% têm perdas de memória, 12% relataram que ainda sofrem com falta de ar, 9% com perda do olfato e 7% com dores de cabeça. 

Segundo a coordenadora do projeto e professora do Centro de Ciências da Saúde da UEL, Celita Trelha, a evidência de sintomas persistentes muito variados indica que a doença deve ser acompanhada por equipes multiprofissionais.

 

Empresas paranaenses de eventos e turismo, setores fortemente afetados pela pandemia, passaram a ter direito de solicitar o auxílio emergencial oferecido pelo Governo do Estado. Mais de 25 mil empresas estão aptas a receber o recurso. Serão destinados quase R$ 13 milhões de apoio financeiro para esta ampliação. Com a ampliação, o auxílio foi estendido a microempresas e microempreendedores individuais (MEIs) de mais quatro grupos de atividades, são eles: Grupos de fabricação de instrumentos musicais; Grupos de atividades cinematográficas; Produção de vídeo e de programas de televisão; Outras atividades de ensino, e de agências de viagens e operadores turísticos. O governo prevê que as inscrições comecem em dezembro, pelo site Auxílio Emergencial PR.