Fifa escala mulheres para a arbitragem pela 1ª vez na história da Copa


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 30/11/2022

A Fifa anunciou a escalação de três mulheres para comandarem a arbitragem de Costa Rica x Alemanha, jogo da 3ª rodada do Grupo E da Copa do Mundo que acontece na quinta-feira. É a primeira vez na história do torneio que a entidade escala um trio feminino para trabalhar em campo durante partida oficial. O movimento, aliás, era esperado. A francesa Stéphanie Frappart será a árbitra do duelo, que vale vaga nas oitavas de final. A brasileira Neuza Back vai atuar como uma das bandeirinhas e terá a companhia da mexicana Karen Diaz, que também vai trabalhar como assistente.

O repórter esportivo paranaense Osires Nadal recebeu uma homenagem especial da FIFA e da Associação Internacional de Jornalistas, no Catar. O prêmio é entregue para profissionais que fizeram a cobertura de mais de oito Copas do Mundo de forma presencial. Foram homenageados profissionais do mundo inteiro, sendo 11 brasileiros, entre eles Osires Nadal e Galvão Bueno. Osires está cobrindo a sua 12ª Copa do Mundo e traz informações diretamente da sede do Mundial para a Rádio Banda B, da capital paranaense. Ele cobriu a sua primeira Copa em 1970, e, desde 1982, acompanhou “in loco” todas as edições do maior torneio do futebol mundial.

A Fifa deu uma garantia pública nesta quarta-feira de que itens que representam a causa LGBTQIA+ e faixas de apoio aos protestos no Irã serão permitidos nos estádios da Copa do Mundo do Catar. Durante a disputa da Copa, as equipes de segurança apreenderam itens relacionados a esses temas para impedi-los de entrar nos estádios. A apreensão dos itens foi motivo de críticas de torcidas de todo o mundo.