Fernando Diniz alertou jogadores do São Paulo sobre árbitro antes de erros contra o Novorizontino


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 04/02/2020

O técnico Fernando Diniz, do São Paulo, já previa uma arbitragem confusa no duelo contra o Novorizontino, na última segunda-feira, pela quarta rodada do Campeonato Paulista. Imaginando problemas devido à inexperiência de Flávio Roberto Mineiro Ribeiro, o treinador alertou os jogadores antes mesmo do início do confronto.

Diniz já conhecia o histórico do árbitro de 24 anos e passou os detalhes na preleção para que os atletas não se perdessem na parte psicológica. Flávio Roberto Mineiro Ribeiro nunca havia apitado uma partida de um clube da Série A do Campeonato Brasileiro.

Em 2019, por exemplo, o árbitro foi escalado pela Federação Paulista de Futebol para jogos de campeonatos amadores, Copa Paulista, Série A-2 e A-3 do Paulistão, confrontos das categorias de base e a segunda divisão do Paulistão (considerado o quarto nível do futebol paulista). Neste ano, ele apitou partidas da Copinha e dois do Campeonato Paulista (Ponte Preta x Santo André e São Paulo x Novorizontino).

O alerta de Fernando Diniz surtiu resultado dentro de campo. Mesmo com dois gols anulados em menos de 15 minutos de jogo, os jogadores não se abalaram e mantiveram o nível da partida. O São Paulo ainda criou mais três chances claras de gol até o intervalo.

 Mesmo com dois gols anulados e um pênalti não marcado, uma cena chamou a atenção na saída para os vestiários: nenhum jogador foi tirar satisfação com a arbitragem, cena comum em partidas em que a arbitragem é polêmica.

Já nos vestiários, Diniz voltou a trabalhar a parte psicológica dos jogadores e pediu total concentração no segundo tempo. Mais uma tentativa de tirar o foco para os erros da arbitragem e focar apenas no jogo.

O São Paulo voltou para o segundo tempo com a mesma postura e tentou abrir o placar de diversas maneiras, mas quem fez o primeiro gol foi o Novorizontino, aos 25 minutos, com Higor Leite, em contra-ataque.

 

Mesmo diante das adversidades, o São Paulo chegou ao empate aos 40 minutos, com Brenner.

– Nossa postura, nossa vontade de vencer, de mostrar resultado. É isso que a gente fala sempre antes dos jogos, que pode faltar tudo, pode faltar técnica, mas essa postura não pode faltar nunca. Conversamos bastante também na semana e o São Paulo tem que ser assim, lutar até o final mesmo que a bola não entre – afirmou Vitor Bueno.

 

Afastados

O árbitro Flávio Roberto Mineiro Ribeiro e os auxiliares Vitor Carmona Metestaine e Enderson Emanoel Turbiani da Silva foram afastados pela Federação Paulista de Futebol após avaliação do desempenho da equipe.

A Federação indicou que o árbitro e os auxiliares passarão por período de reciclagem, com acompanhante de psicólogos, equipe técnica e do departamento de arbitragem.

A Comissão de Arbitragem da Federação se reuniu na manhã desta terça para tomar a decisão. Houve uma conversa com a equipe de arbitragem do jogo logo depois da partida, quando eles admitiram os erros.