Caso Vinícius Jr: advogada explica diferença entre racismo e injúria racial


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 24/05/2023

 O racismo e o preconceito ainda são alguns dos problemas graves da nossa sociedade. E esses problemas também se fazem presentes no esporte. No mundo do futebol, tanto dentro como fora dos gramados, questões relacionadas à discriminação racial ainda persistem. Recentemente, o jogador de futebol Vinicius Junior, atleta do Real Madrid, foi vítima de ofensas raciais, gerando discussões acerca das diferenças entre injúria racial e racismo. A advogada criminalista, Silvia Tramujas, explica que a injúria racial e o racismo são conceitos distintos, embora ambos estejam relacionados na mesma lei e tenham ligação por estarem interligadas em discriminações raciais.

 

A injúria racial e o racismo são considerados crimes inafiançáveis. A advogada explica o que diz a Lei e qual a punição em relação a esses crimes.

No entanto, conforme a advogada, a nova lei também está mais dura quando o crime é praticado em locais destinados a prática esportiva.

Diante da onda de indignação com os insultos racistas proferidos contra o jogador Vinicius Jr, durante jogo no último domingo a polícia espanhola deteve nesta terça-feira sete pessoas suspeitas de crimes de injúria racial e ódio contra o brasileiro. Na ocasião, Vini Jr. jogava pelo Campeonato Espanhol, contra o Valencia. O jogo foi interrompido no segundo tempo, após parte da torcida do time adversário chamar Vini de “macaco”. Este foi o décimo episódio noticiado como racismo contra Vinícius Junior na Espanha. Segundo a mídia local, os três envolvidos no incidente de domingo foram soltos após prestar depoimento. Eles agora responderão em liberdade pelo crime de ódio – na Espanha não há uma tipificação específica para racismo. Até agora, as punições se restringiram a multas e suspensões temporárias de torcedores.