UEM participa de elaboração de guia de atividades físicas para população brasileira


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 07/07/2021

A falta de atividade física é a quarta causa de mortalidade global. No Brasil, 44,8%, da população não pratica a quantidade mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 2 horas e meia de exercícios moderados por semana. Por isso, o Ministério da Saúde lançou o Guia de Atividade Física para a População Brasileira. O material foi produzido em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e com colaboração da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), além de cerca de 70 pesquisadores da área. 

Um deles foi o professor Wendell Arthur Lopes, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

O guia traz recomendações sobre a quantidade, a intensidade e exemplos de atividades aeróbicas, de força e de equilíbrio, além de indicações para um estilo de vida ativo. Ele está dividido de acordo com as faixas etárias e traz também seções extras uma para pessoas com deficiência e outra para mulheres gestantes e no pós parto. 

O documento está disponível na página gov.br/saúde e também terá versão impressa com 74 mil exemplares distribuídos gratuitamente para estados e municípios. Além de português, também estará disponível em áudio, braile, inglês e espanhol.

O professor conta ainda que outro material foi preparado com foco nas políticas de saúde. 

Amanda Iargas