Zoológico de Curitiba é reaberto para visitantes, mas com restrições


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 18/02/2021

Depois de quase um ano fechado por conta da pandemia do novo coronavírus, o Zoológico de Curitiba voltou a receber o público nesta semana. A reabertura acontece com restrição da quantidade de pessoas e orientações com as medidas de prevenção à covid-19.

São permitidos no máximo 1.500 visitantes. O controle é feito eletronicamente na entrada, além de aferição de temperatura. É o mesmo sistema que já está em funcionamento no Jardim Botânico e no Passeio Público. Além da equipe do zoológico, a Guarda Municipal faz o acompanhamento do público para evitar aglomerações.

O diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, explica como está o funcionamento após a reabertura.

Apesar da reabertura do zoológico, o Centro de Educação Ambiental permanece fechado. A equipe promove orientações ao longo do percurso, que conta com pontos de álcool em gel e placas lembrando a necessidade do distanciamento, do uso obrigatório de máscara na entrada e no percurso e da higienização das mãos.

Os bebedouros estão todos desativados, cada visitante deve ter a sua própria garrafa de água. Outra recomendação é que as famílias façam os passeios em grupos pequenos. Vendedores ambulantes e a lanchonete na entrada podem trabalhar, seguindo os protocolos. Com a reabertura, a programação da linha de ônibus Zoológico também voltou a operar.

Entre os moradores do zoológico que podem receber visitas do público está o tigre “Rajar”, que era vítima de maus-tratos em uma casa noturna de Curitiba foi transferido para o Zoológico há pouco tempo. Também moram lá os cachorros-do-mato Faísca, Fumaça e Fuligem e a monocarvoeiro Monaliza (mamífero da ordem dos primatas, considerado um dos maiores macacos da América). Todos sem condições de voltar para a natureza e que foram acolhidos pelo zoológico de Curitiba por decisão de órgãos ambientais, em razão da estrutura física e pessoal preparado para o cuidado e manejo.

O funcionamento do zoológico é de terça a domingo, das 10h às 16h. Às segundas-feiras, o local é fechado para manutenção.

Repórter Juliana Sartori