Vacinação de adolescentes deve começar a partir de 15 de setembro no Paraná


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 13/09/2021

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, afirmou que a vacinação em adolescentes no Paraná contra a Covid-19 pode começar a partir de 15 de setembro. A data foi definida pelo Ministério da Saúde como o início da distribuição do imunizante da Pfizer destinado ao público de 12 a 17 anos. Essa é por enquanto a única vacina autorizada pela Anvisa para imunizar essa faixa etária.

De acordo com o Ministério da Saúde, estados e municípios devem seguir uma ordem de prioridades. Primeiro, devem ser vacinados adolescentes com deficiência permanente e em seguida, quem tem comorbidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Após esses dois grupos, a prioridade é de gestantes e puérperas, entre 12 e 17 anos, adolescentes privados de liberdade e por fim, adolescentes sem comorbidades.

Para os municípios que não têm capacidade de armazenamento para a vacina da Pfizer, a orientação da pasta é para que as alternativas sejam articuladas entre as gestões estaduais e municipais, considerando a possibilidade de imunizar esse público em outra cidade.

Com o avanço da campanha em todo o país, alguns estados já iniciaram a imunização desse público, entre 12 e 17 anos. Segundo a plataforma LocalizaSUS, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes começaram o ciclo vacinal até agora. A recomendação do Ministério da Saúde é para que os estados e municípios completem a vacinação da população acima de 18 anos antes de começar a imunização deste público.

O secretário também convocou o público que não se vacinou a aderir à vacinação, afirmando que os não imunizados acabam sendo mais suscetíveis às novas cepas do coronavírus;

Fonte - AERP - Juliana Sartori