Siqueira Campos se prepara para 88ª Festa do Senhor Bom Jesus de Cana Verde


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 25/07/2019

No dia 27 de julho começa a grandiosa  Festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, que acontece há 88 anos e é  uma das maiores festas religiosas do Paraná. Neste ano  o tema será: "Jesus que cura, o corpo, a alma e o coração". O  lema" Basta que eu toque na Barra do Seu Manto Sagrado serei curado (a)".  Esse tema  oferece uma visão completa dos er humano: copo, espírito e sentimentos. Essas três dimensões devem ser harmonizadas e curadas. Quando uma delas não está bem, todas as outras padecem.

  Mais de cem mil pessoas estão sendo aguardadas na cidade de Siqueira Campos entre turistas e romeiros. A festa é composta pela parte religiosa que retrata a fé de um povo, e começou com a peregrinação do Senhor Bom Jesus da Cana Verde e Nossa Senhora da Piedade  nas comunidades desde 11 de junho, passando por toda comunidade rural, chegando à cidade. No dia 27 de julho, data que inicia a festa será marcada pela Procissão Luminosa, onde toda a comunidade irá atravessar a cidade, saindo da igreja Matriz seguindo com a imagem do Senhor Bom   demonstrando sua devoção  e homenagem ao Senhor Bom Jesus, onde será  celebrada a Santa Missa. 

Cerca de trezentas tendas (300), foram montadas para o famoso comércio popular da festa, sendo que haverá um novo espaço para os comerciantes na área do estacionamento, onde serão disponibilizadas 20 tendas (3x2) para o pessoal que vem de última hora.

 Histórico
Desde 1934 o município realiza anualmente a iniciativa escolhendo a data de seis de agosto como o dia oficial do Santo. No começo, tinha participação apenas da população local e a organização dos festejos era feita por pequeno grupo de voluntários católicos nas dependências da própria Igreja Matriz.
 Com a propagação dos milagres e graças alcançadas pelos fervorosos fiéis do Bom Jesus, os turistas em forma de pequenas romarias começaram a marcar presença anualmente no período da festa, fator que levou a Igreja a construir um santuário próprio para veneração do santo, na parte alta da cidade ocupando uma área de 28 mil metros quadrados e que foi inaugurado em 1975.
A história verdadeira da origem da imagem do Santo esculpida em madeira de cedro, ninguém sabe ao certo. Muitas versões existem referentes ao seu aparecimento, algumas fundamentadas em investigações históricas atribuem aos trabalhos do próprio Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa) ou então de algum discípulo seu. Por um Decreto do Bispo de Jacarezinho, Dom Fernando Tadei, assinado em primeiro de março de 1934, Siqueira Campos recebeu a imagem do Senhor Bom Jesus da Cana Verde.