Setembro Amarelo: conscientização ao suicídio


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 05/09/2022

O mês de setembro é marcado pela conscientização ao suicídio. Este ano, o tema da campanha é “A vida é a melhor escolha”, e é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). De acordo com o Ministério da Saúde, são registrados mais de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil. O site oficial da campanha diz que esse número chega a 14 mil. De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, entre 2010 e 2019, houve um aumento de 43% no número anual de mortes. A região sul apresenta taxas superiores à média nacional, sendo Rio Grande do Sul (11,8) e Santa Catarina (11) com os maiores índices de suícido do país, respectivamente. Paraná é o nono estado da lista, com taxa de 8,5 por 100 mil habitantes. O psiquiatra e professor do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), Ygor Bereza, destaca o suicídio está entre as três principais causas de morte em indivíduos com idades entre 15 e 29 anos no mundo. Ele fala sobre a  importância do Setembro Amarelo.

Ele explica que 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais, como a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.

O médico destaca que muitas vezes é difícil reconhecer as pessoas com maior risco de cometer suicídio. É preciso ficar atento, principalmente com quem já tem transtornos mentais.

Fonte - AERP