Secretário anuncia reformulação em UPPs e reforço de 3 mil PMs nas ruas do RJ


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 07/07/2019

Secretaria de Estado de Segurança anunciou nesta terça-feira (22) uma reformulação no projeto de pacificação das comunidades do Rio. O secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, disse que todas as UPPs permanecerão nas comunidades, mas alterações na gestão dos recursos humanos vão liberar 3 mil PMs que hoje atuam administrativamente para o patrulhamento nas ruas.

"A atividade fim não vai sofrer qualquer tipo de prejuízo. Não vai haver mudança no efetivo considerado essencial. Haverá a transferência de três mil homens para atividades operacionais, representa 33,3% do efetivo. A maioria desses homens desempenhava atividades burocráticas. O importante é que vamos colocar mais três mil policiais em áreas que estavam necessitando de policiamento", explicou o comandante da PM, coronel Wolney Dias.

As UPPs dos complexos da Penha e do Alemão serão transformadas em um Batalhão de Polícia Pacificadora (BPP). A Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) passa a ser órgão estratégico, subordinado ao Comando-Geral da Polícia Militar, e empenhado em aumentar o diálogo com os moradores nas comunidades.

As outras UPPs passam a ser subordinadas aos batalhões de cada área – e não mais à CPP.

 

"Todas as UPPs serão mantidas na sua essência. Digo pra cada morador que acreditou, vamos continuar presentes, cumprindo o nosso serviço", disse Sá.
Fonte: Globo